Passar para o conteúdo principal

h1

Projetos com a Sociedade

A Escola Superior de Comunicação Social realiza Projetos com a Sociedade, em parceria com diversas entidades, numa lógica de cooperação e colaboração com a Sociedade, colocando especial enfoque em temáticas de Responsabilidade Social. Estes projetos têm a participação de estudantes e espelham a cultura organizacional da instituição.

É no âmbito dos Protocolos de Cooperação, que a ESCS estabelece com várias entidades, que surgem os Projetos de Desenvolvimento, dotados de grande relevância social e académica, levados a cabo quer no âmbito das Unidades Curriculares quer pela própria Escola.

São exemplos destes Projetos de Desenvolvimento:


Projeto: Challenges Basketball 4 All

Entidade: Plano B

Descrição: Os estudantes do 3.º ano do curso de licenciatura em Audiovisual e Multimédia desenvolveram, no âmbito da unidade curricular de Portefólio e Projeto, o website (planobhepa.com), bem como as redes sociais, do programa HEPA Basketball Challenges – Basketball 4 All. O site apresenta um design intuitivo que revela os relatos, em primeira mão, de estudantes/atletas que embarcaram em viagens que mudaram as suas vidas, através daquele projeto.

Ficha Técnica

Unidades Curriculares: Projeto e Portefólio
Curso: Licenciatura em Audiovisual e Multimédia
Ano Letivo: 2022/2023
Docentes: Rúben Neves
Estudantes: André Correia, Diogo Oliva e Júlio Silva (site); Alexandre Pereira, Júlia Santos e Marta Gonçalves (redes sociais)

Consultar o site, aqui.


Projeto: Campanha "Consignação 2020"

Entidade: APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)

Descrição: Os estudantes do 3.º ano do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing, do ramo de Publicidade, foram desafiados a criar uma campanha de sensibilização, para a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), alusiva à consignação do IRS, no âmbito das unidades curriculares de Ateliê de Investigação Aplicado à Publicidade e de Ateliê de Agência.

apavFicha Técnica

Unidades Curriculares: Ateliê de Investigação Aplicado à Publicidade e Ateliê de Agência
Curso: Licenciatura em Publicidade e Marketing (ramo de Publicidade)
Ano Letivo: 2018/2019
Docentes: Ana Cristina Antunes, João Barros, Nuno Melo da Silva e Rosário Correia
Estudantes: Ana Faria, Clarisse Dias, Cláudia Fortes, Inês Santos, João Pereira e Rita Pequeno de Oliveira

Consultar o projeto, aqui.


Projeto: Vídeo institucional "Dilemas de ética no desporto"

Entidade: IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.), para o PNED (Plano Nacional de Ética no Desporto)

Descrição: Os estudantes da Escola desenvolveram, no ano letivo 2015/2016, o vídeo institucional “Dilemas de ética no desporto”, no âmbito da parceria entre a ESCS e o IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.), para o PNED (Plano Nacional de Ética no Desporto), com vista à promoção de valores éticos na prática desportiva.

Ler o artigo sobre o projeto, aqui.


Projeto: Vídeo institucional "40 anos do Provedor de Justiça"

Entidade: Provedor de Justiça

Descrição: Os estudantes da Escola desenvolveram, no ano letivo 2014/2015, o vídeo institucional “40 anos do Provedor de Justiça”, no âmbito da parceria entre a ESCS e o Provedor de Justiça, com vista a assinalar os 40 anos do Provedor de Justiça.

Ler o artigo sobre o projeto, aqui.


Projeto: Receiving / Perceiving English Literature

Entidades: ESCS, ESHTE, FAL-UBI, FLUL-UL e FA-UL

Descrição: Receiving / Perceiving English Literature é um programa académico e cultural experimental e transdisciplinar focado nas formas multissensorais de interpretação literária inglesa na Era Digital. No ano letivo 2018/2018, o projeto, que já abordou autores como William Blake, Angela Carter e William Shakespeare, focou-se na obra de Jane Austen. Os estudantes da ESCS e de outras quatro instituições de Ensino Superior (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa) foram desafiados a participar com trabalhos desenvolvidos em diferentes unidades curriculares. Os resultados foram apresentados na exposição Jane Austen 2.00, que esteve patente na Biblioteca da Faculdade de Letras, entre 8 e 20 de abril de 2019.

Ler o artigo sobre o projeto, aqui.


Projeto: Cobertura audiovisual da Futurália

Entidade: Futurália – Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade

Descrição: A ESCS é, há já cinco edições (2019, 2018, 2017, 2015 e 2014), parceira institucional da Futurália – Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade, assegurando a cobertura audiovisual da feira. Em contrapartida, é disponibilizado um stand, no qual os alunos representantes das atividades extracurriculares da Escola, bem como da Associação de Estudantes, proporcionam experiências de cariz prático aos visitantes.

Ler o artigo sobre a Futurália 2022, aqui.
Ler o artigo sobre a Futurália 2019, aqui.
Ler o artigo sobre a Futurália 2018, aqui.
Ler o artigo sobre a Futurália 2017, aqui.
Ler o artigo sobre a Futurália 2015, aqui.
Ler o artigo sobre a Futurália 2014, aqui.


ProjetoCommunication & Advocacy Learning Lab

EntidadesESCS, FEC e Norsensus Mediaforum

Image
call

Descrição: A Escola Superior de Comunicação Social, instituição pioneira em Portugal em Investigação na área da Comunicação de Interesse Público e de Advocacy, associou-se à FEC (Fundação Fé e Cooperação) e à Norsensus Mediaforum, para promover o Projeto CALL – Communication & Advocacy Learning Lab, um programa de formação centrado na Comunicação e com foco no Advocacy.
Este projeto apoiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens Fund, financiado pelos EEA Grants e gerido, em Portugal, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto, irá permitir capacitar 28 Organizações da Sociedade Civil que desempenham um importante papel na transformação social, pela proximidade e mobilização das comunidades e pelo seu contributo para a influência de políticas públicas.
Os docentes da ESCS envolvidos no projecto irão dinamizar um conjunto de formações, nomeadamente: Media Training Course for NGOCommunication for Behaviour and Social Change CourseFrom Empowerment to Advocacy for Social Change Course; e participar no Advocacy Bootcamp ‘From impossible to I’mPOSSIBLE’.
Esta iniciativa da Secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO) surge no seguimento do Projeto de Investigação (IDI&CA) “A Comunicação em Organizações da Sociedade Civil: do Conhecimento ao Reconhecimento”, desenvolvido em 2016.

Ler o artigo sobre o lançamento do livro Comunicação e Organizações da Sociedade Civil: Conhecimento e Reconhecimentoaqui.


IMAGE

Project Erasmus+ Strategic Partnership: “Researching the city: mapping imaginaries” (IMAGE) | Project No. 2020-1-NL01-KA203-064774 (2020-2023)

A consortium of 5 Higher Education Institutes is developing a new research and didactical method with funding from the Erasmus+ programme: IMAGE – Researching the city: Mapping Imaginaries.

The partners are: Amsterdam University of Applied Sciences The Netherlands, Ramon Lull University Barcelona Spain, Ecole Supérieure de Gestion de Commerce, Paris France, University of Applied Sciences BFI Vienna Austria and Escola Superior de Comunicação Social at Instituto Politécnico de Lisboa Portugal. Moreover, at least 10 city partners in the 5 cities are also involved as associate partners.

This new approach uses mapping tools to bring attention to the peripheral, often neglected, areas of our cities and maps them as enclaves of dynamism and creativity. With this method students are trained to actively search for information and stimulating critical thinking.

Students work with city partners such as city council, inhabitants, citizens initiatives and local cultural organisations and companies on real life societal challenges. In interdisciplinary and intercultural settings they share their research findings with colleague students abroad in this way enhancing the solutions to include knowledge and experience from other cities.

For further information, visit www.cityimaginaries.com.

e-Magazine “Mapping Imaginaries”:
• #0: [CONSULTAR]
• #1: [CONSULTAR]

Ler o artigo sobre o projeto IMAGE, aqui.