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Submetido por escs a 27 July 2021

A licenciatura em Publicidade e Marketing desafia o pensamento estratégico, a competitividade, o espírito analítico e a criatividade, com base num método de ensino direcionado para a resolução de problemas e num contacto mais direto com a realidade, na qual os alunos irão exercer a sua profissão. O aluno pode optar por aprofundar os seus conhecimentos em Publicidade ou em Marketing, escolhendo um conjunto de disciplinas vocacionadas para cada uma das áreas.

O plano de estudos está adequado ao processo de Bolonha.

Coordenação do Curso:

Coordenadora: Helena Pina
Subcoordenadora: Cláudia Silvestre

Informação Geral

ECTS: 180
Semestres: 6
CNAEF: 342 (Marketing e publicidade)
Código: 9222 (regime diurno) e 8439 (regime pós-laboral)
Grau: Licenciado
Vagas (25/26): 59 (regime diurno) e 31 (regime pós-laboral)
Vagas (24/25): 59 (regime diurno) e 31 (regime pós-laboral)
Vagas (23/24): 59 (regime diurno) e 30 (regime pós-laboral)
Vagas (22/23): 57 (regime diurno) e 28 (regime pós-laboral)

Percursos alternativos:

Perfis: Publicidade; Marketing

Acreditação e Registo

Acreditação: O curso de licenciatura em Publicidade e Marketing foi acreditado, em 2024, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), por 6 (seis) anos.
N.º do Processo: ACEF/2324/0105242
Registo inicial da DGES: R/A-Ef 3296/2011, de 18-03-2011

Pré-Requisito

Este curso requer o pré-requisito Grupo D – Capacidade de Visão, que consiste num documento (uma auto-declaração) disponibilizado pelos Serviços Académicos e assinado pelo próprio aluno no ato da matrícula, no qual este atesta que tem capacidade de visão.

Empregabilidade

Diurno:
Desemprego registado no curso: 4,6% (mais informações em infocursos.mec.pt)
Pós-Laboral:
Desemprego registado no curso: 4,6% (mais informações em infocursos.mec.pt).

Saídas Profissionais

RAMO PUBLICIDADE

• Executivo de Contas (Account Executive), Supervisor de Contas (Account Superviser), Gestor de Contas (Account Manager) ou Diretor de Contas (Account Director)
• Redator publicitário (Copywriter), Diretor de Arte/Designer de Comunicação (Art Director/Communication Designer) ou Diretor Criativo (Creative Director)
Storyteller de Marca (Brand Storyteller)
• Planeador de Meios (Media Planner) ou Diretor de Meios (Media Director)
• Planeador Estratégico (Strategic Planner) ou Diretor de Planeamento Estratégico (Head of Strategic Planning)
• Negociador de Espaço/Tempo (Media Byer)
• Redator Criativo no Direct Marketing (Direct Marketing Creative Copywriter)
• Produtor de TV/Rádio (TV/Radio Producer)
• Gestor de Redes Sociais (Social Media Manager)

RAMO MARKETING

• Assistente de Vendas (Sales Assistant), Supervisor de Vendas (Sales Supervisor) ou Gestor de Equipe de Vendas (Sales Manager)
• Diretor Comercial (Comercial Director)
• Gestor de Produto (Product Manager)
• Gestor de Marca (Brand Manager)
• Assistente de Marketing (Marketing Assistant), Técnico de Marketing (Marketing Manager) ou Diretor de Marketing (Marketing Director)
• Técnico de Marketing Research (Marketing Researcher)
• Técnico de Business Intelligence (Business Intelligence Manager)
• Gestor de Marketing Digital (Digital Marketing Manager)

Provas Específicas e Médias

PROVAS ESPECÍFICAS (para o ano letivo 2026/27 e 2027/28)

Um dos seguintes conjuntos:

06 Filosofia
18 Português
ou

11 História
18 Português
ou

16 Matemática
18 Português
ou

06 Filosofia
11 História
ou

06 Filosofia
16 Matemática
ou

11 História
16 Matemática

MÉDIAS (nota do último aluno colocado)

Fórmula de cálculo50% da média do Ensino Secundário + 50% da nota das Provas Específicas de ingresso

Ano Letivo 2025/2026:

Regime Diurno:

1.ª Fase: 155,0
2.ª Fase: 149,3

Regime Pós-Laboral:

1.ª Fase: 136,3
2.ª Fase: 136,5

Objetivos

De acordo com o projeto educativo da ESCS, integrado nos princípios consagrados na Convenção de Bolonha, o 1.º ciclo do ensino superior de Publicidade e Marketing preconiza a projeção humana e profissional do aluno, encontrando-se orientado para o seu desenvolvimento psicossocial e vocacional e integrando-o no seu contexto sócio-cultural.

Na chamada “economia de rede” alicerçada na globalização dos mercados e na sociedade do Conhecimento/Informação, as Entidades Organizacionais tendem a adotar estruturas orgânicas e funcionais mais flexíveis, optando crescentemente pela constituição de parcerias, mais ou menos formais, ao longo da sua cadeia de valor, com vista a projetarem nos respetivos mercados uma posição de superioridade competitiva. Consequentemente, a formação de capital humano com competências específicas nas várias vertentes da comunicação não é apenas necessária, mas também fundamental. Saber produzir e gerir informação é, hoje, um desafio para o qual as nações têm que estar aptas a dar resposta e para o qual necessitam de recursos humanos cada vez melhor preparados e bem adaptados aos diferentes cenários e realidades.

O exercício da atividade profissional nos domínios do Marketing e da Publicidade requer bases sólidas ao nível dos conhecimentos e desenvolvimento de perícias específicas.

A formação nesta área exige uma estrutura multidisciplinar, mas que permita igualmente a possibilidade de aprofundamentos especializados de acordo com as diversas componentes vocacionais e que podem ser complementares ou comuns a outras áreas curriculares. No final do curso, pretende-se que o aluno tenha adquirido competências gerais e específicas e esteja, portanto, apto a integrar o mercado de trabalho e motivado para prosseguir uma aprendizagem contínua ao longo da vida.

Focalisando a análise na definição de perfis académicos vocacionados para o exercício profissional nas áreas da Publicidade e do Marketing, podem ser identificadas as seguintes competências essenciais a adquirir.

Competências Gerais:

• Capacidade criativa e proativa;
• Capacidade de diagnóstico e analítica;
• Capacidade de investigação;
• Capacidade metodológica, de organização e de síntese;
• Capacidade de persuasão e argumentação;
• Capacidade empreendedora/competitiva;
• Capacidade de trabalho autónomo;
• Capacidade de liderança, supervisão/coordenação;
• Capacidade de adaptação a novas situações, incluindo novas tecnologias.

Competências Académicas:

• Domínio multi disciplinar do Marketing: Market Research, Planeamento estratégico, Gestão do marketing-mix, Gestão do mix da comunicação ao nível estratégico e operacional;
• Domínio da Gestão de contas Publicitárias, da Criatividade Estratégica, da investigação e do Planeamento de Meios;
• Conhecimentos complementares em Marketing e Publicidade e na área do Áudiovisual e Multimédia, Comportamento do Consumidor e Organizacional, Técnicas de Comunicação nos diferentes media;
• Conhecimentos estruturantes nas áreas das Ciências da Comunicação, Sociais e Humanas e em Estatística.