Passar para o conteúdo principal
Pós-Graduação em

Jornalismo Desportivo

Submetido por escs a 30 May 2022

A ESCS apresenta o novo curso de Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo.


No sentido de dar continuidade e expandir o seu projeto educativo, a ESCS, em colaboração com vários parceiros*, apresenta um novo curso de pós-graduação numa área de especialização do jornalismo – o desporto –, que tem como objetivo principal qualificar atuais e futuros profissionais do setor, de acordo com uma perspetiva formativa integrada (que conjuga concetualização e experimentação) e ajustada às exigências do mercado.

*Parceiros
Agência LUSA
RTP (RTP Televisão e RTP Rádio)
SPORT TV
Canal 11 (Federação Portuguesa de Futebol)
Global Media Group (TSF Rádio Notícias e O Jogo)
Comité Olímpico de Portugal

Coordenação do Curso:
Coordenador: Jorge Trindade
Subcoordenadora: Maria José Mata

O curso é constituído por 2 (dois) semestres letivos, correspondentes a 30 (trinta) semanas, conducentes à obtenção de 60 (sessenta) ECTS, que confere um Diploma de Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo.

Informações

CONTEXTO E OBJETIVOS

O jornalismo, na sua vertente de especialização sobre as práticas e as competições desportivas, convoca conhecimentos e competências específicas que os jornalistas devem adquirir, sobretudo numa conjuntura de crescimento e diversificação do espaço mediático sobre o tema. A complexidade de processos de comunicação, aliada às condições de exercício do jornalismo no terreno e à centralidade do desporto no desenvolvimento das sociedades, obriga a um aprofundamento do saber sobre estes temas, tendo como pano de fundo a responsabilidade social do jornalismo e dos jornalistas.

A proposta de criação da Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo vem dar resposta a uma procura continuada de formação nesta área a nível de estudos pós-graduados, verificada ao longos dos últimos anos, quer através de contactos informais com o corpo docente da área de jornalismo quer durante o processo de seleção dos candidatos ao Mestrado em Jornalismo. Esta proposta visa, ainda, dar resposta à ausência, a nível nacional, de uma oferta formativa graduada, centrada na especificidade da mediatização jornalística do desporto, numa visão abrangente que vai além do futebol.

DESTINATÁRIOS

Titulares de licenciatura ou detentores de currículo profissional relevante na área da comunicação social e/ou do desporto (preferencialmente) e titulares do grau de licenciado em áreas afins.

CORPO DOCENTE

O curso é lecionado por docentes da ESCS e por docentes e especialistas convidados de reconhecido mérito.

DURAÇÃO DO CURSO

O curso tem a duração de um ano letivo, correspondente a 60 ECTS.

FUNCIONAMENTO DO CURSO

O curso é constituído por 2 (dois) semestres letivos, correspondentes a 30 (trinta) semanas – 15 (quinze) semanas por cada semestre.
As aulas das unidades curriculares asseguradas por docentes da ESCS decorrerão em 3 (três) dias por semana, entre as 18h30 e as 22h30.
As aulas terão início em outubro de 2022.

O curso funcionará em regime de b-learning.

OBJETIVOS DO CURSO

O curso de pós-graduação em Jornalismo Desportivo tem como objetivos:
• Mapear as principais etapas de evolução do desporto enquanto fenómeno social;
• Dar a conhecer as principais mudanças no mercado dos média e das organizações desportivas;
• Debater o papel dos agentes de comunicação na produção e circulação de informação sobre as organizações e sobre os atletas, junto dos média e dos jornalistas;
• Dotar os futuros profissionais de técnicas que lhes permitam corresponder às exigências de cobertura jornalística de diferentes modalidades em meios e plataformas diversas;
• Refletir sobre a importância da ética em contexto social e profissional, acentuando a centralidade da responsabilidade social dos média nessa matéria e discutindo os principais dilemas com que os jornalistas se confrontam.

VAGAS

30