Voluntariado

O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania, que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade em geral. (Decreto-Lei n.º 389/99, de 30 de setembro)


Estatuto de Estudante Voluntário

O Manual Académico do Instituto Politécnico de Lisboa (Despacho n.º 9328/2013, de 16 de julho) prevê, na alínea L) do Artigo 15.º (Estudantes com Estatutos Especiais), que são aplicáveis aos estudantes do IPL, o Estatuto de Estudante Voluntário, cujo objetivo é incentivar os estudantes a participarem em atividades de responsabilidade social, fomentando o espírito de solidariedade e de cidadania, facilitando, ainda, a transição do estudante do Ensino Superior para o mercado de trabalho.

Para a obtenção do Estatuto, a alínea L) do Anexo IV do Manual Académico do IPL determina, entre outros critérios, que o estudante cumpra, durante o ano letivo, pelo menos, 30 horas de voluntariado, podendo requerer exame na Época Especial a duas unidades curriculares desse mesmo ano letivo.

Para facilitar a prática do voluntariado, a Direção da ESCS estabeleceu protocolos com duas organizações sem fins lucrativos, com carência na área do voluntariado, a APCL – Associação Paralisia Cerebral de Lisboa e a APCOI – Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil, com as quais os estudantes poderão colaborar. Para tal, os alunos deverão contactar diretamente a organização com que pretendem colaborar, requerendo, depois, o Estatuto de Estudante Voluntário junto dos Serviços Académicos.


+ Apoio SAS/IPL – Bolsa DE voluntariado

O + Apoio SAS/IPL é uma modalidade de apoio aos estudantes não abrangidos pelas modalidades tradicionais de apoio social, inscritos e matriculados no IPL, e tem por objetivo contribuir para prevenir o abandono e insucesso escolar e promover o apoio à integração académica.

Neste âmbito, serão atribuídos apoios sociais efetivados através de redução do valor da propina e/ou atribuição de senhas de refeição (utilizáveis nas Unidades Alimentares sob gestão dos SAS/IPL).

A atribuição destes apoios decorre da participação dos estudantes, em regime de voluntariado, em atividades de reconhecida relevância para o IPL, promovidas pela ESCS, compatíveis com as suas competências e disponibilidade de tempo, sem compromisso para as respetivas atividades escolares e de aprendizagem.

Para poderem candidatar-se, os estudantes devem preencher o Formulário de Candidatura e apresentá-lo nos SAS/IPL.

Regulamento “+ Apoio SAS/IPL”
Formulário de Proposta de Oferta de Atividades (a utilizar pelas unidades orgânicas do IPL)