Podcast CiênciaCom

Em tempos de desinformação e imediatismo, a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) assume a Comunicação de Ciência como parte da sua missão, procurando aproximar a Academia e a Investigação da sociedade. CiênciaCom é um podcast que dá voz à Ciência, através de entrevistas, conduzidas pelo jornalista Francisco Sena Santos, a investigadoras e investigadores de diversos campos do saber, com particular ênfase no da Comunicação.

O podcast CiênciaCom está disponível nas seguintes plataformas:
Spotify | SoundCloud | Podbean

EPISÓDIOS

Episódio 4
História, Memória e Jornalismo
Qual a relação entre a história, a memória e o jornalismo? Maria Inácia Rezola, professora da Escola Superior de Comunicação Social e investigadora em História Contemporânea, defende que a Comunicação Social é hoje um veículo fundamental para o debate e feitura da História Pública. Com esta ideia a convidada abordou múltiplos acontecimentos em torno do 25 de Abril de 1974, reforçando o papel da História e do Jornalismo na construção da nossa democracia.

Episódio 3
Literacia e cidadania paisagísticas
O que é uma paisagem? João Abreu, Professor e Investigador da Escola Superior de Comunicação Social, defende que a paisagem é uma construção de cidadania coletiva e apresenta o Museu da Paisagem, um projeto museográfico de encontros, mediações e leituras críticas de paisagens diversas, vivas e em constante mutação. O convidado aborda a importância da transformação saudável das paisagens e da oferta de ferramentas de diálogo entre estas e os públicos.

Episódio 2
Crianças, jovens e literacia digital
O que deve ser feito para preparar os jovens e as crianças para a literacia digital e o uso dos ecrãs? A resposta é dada por Cristina Ponte, Professora Catedrática da Universidade Nova e Investigadora do ICNOVA. A convidada aborda temas que constituem preocupações das famílias e escolas: ativismo digital, redes sociais, literacia informacional e comportamentos e expetativas das crianças e jovens.

Episódio 1
Credibilidade da informação no mundo digital
Como se consolida a credibilidade de um meio quando estamos mergulhados na vibração do instante digital? A resposta é dada por Joaquim Paulo Serra, Vice-Reitor da UBI e Presidente da Direção da SOPCOM. O convidado aborda a atualidade da Investigação e do Ensino das Ciências da Comunicação em Portugal e no mundo e a relevância das associações científicas nas dinâmicas de Investigação.