Passar para o conteúdo principal

h1

Podcast CiênciaCom

CiênciaCom

Em tempos de desinformação e imediatismo, a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) assume a Comunicação de Ciência como parte da sua missão, procurando aproximar a Academia e a Investigação da sociedade. CiênciaCom é um podcast que dá voz à Ciência, através de entrevistas, conduzidas pelo jornalista Francisco Sena Santos, a investigadoras e investigadores de diversos campos do saber, com particular ênfase no da Comunicação.

podcast CiênciaCom está disponível nas seguintes plataformas:
Spotify | SoundCloud | Anchor

EPISÓDIOS

Podcast CiênciaCom Ep. 7

Episódio 7

Fazer ciência no Instituto Politécnico de Lisboa

José Cavaleiro Rodrigues, Doutor em Antropologia e Mestre em Sociologia Urbana, é, atualmente, professor na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e Pró-Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo. Neste episódio do CiênciaCom, traz-nos variados temas em que atua como investigador e não só. Fala-nos de como se faz ciência no IPL, de como se apoia e aposta no desenvolvimento estratégico da investigação naquela instituição, dos desafios que se colocam e, ainda, dos estigmas que os Politécnicos enfrentam. Também aprendemos que a saudade se consome e cria novas portugalidades, sobre desigualdades nas vivências urbanas e como o digital é, em simultâneo, objeto e ferramenta de estudo da antropologia. Ficamos, ainda, a saber que a cultura tem lugar cativo na ESCS.

Convidado: Professor Doutor José Cavaleiro Rodrigues
Entrevista conduzida por: Francisco Sena Santos
Condução técnica e edição áudio: Nuno Portugal
Produção de conteúdos e disseminação: Sara Cura e Marcos Melo

Ouvir: Spotify | Anchor

Maria Vicente

Episódio 6

Ciência cidadã e inovação social: Uma relação para o futuro

O que é a Ciência Cidadã? Como se relaciona com a Comunicação de Ciência? E o que pode fazer pela sociedade? A estas questões, responde-nos Maria Vicente, uma Neurocientista que deixou a investigação para se dedicar à Educação de Ciência. A convidada é, ainda, Coordenadora Científica da Plataforma de Ciência Aberta e Gestora da Rede Open Science Hub e, neste episódio, também nos fala da inovação social em Figueira de Castelo Rodrigo através da Ciência Cidadã e dos seus múltiplos projetos e parcerias locais e internacionais.

Maria Augusta Babo

Episódio 5

A semiótica além dos Signos e Significações

Que sinais revela o estado monotemático do atual sistema mediático? E a Publicidade contemporânea? Precisamos da Semiótica para responder a estas e outras questões que nos traz Maria Augusta Babo, Professora da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, investigadora em Ciências da Comunicação e agregada em Teoria da Cultura. Gestos, linguagens e imagens combinam-se em múltiplos sentidos de forma dinâmica, sendo a Semiótica a ciência que nos ajuda a entender o modo como comunicamos e socializamos.

CiênciaCom Maria Inácia Rezola

Episódio 4

História, Memória e Jornalismo

Qual a relação entre a história, a memória e o jornalismo? Maria Inácia Rezola, professora da Escola Superior de Comunicação Social e investigadora em História Contemporânea, defende que a Comunicação Social é hoje um veículo fundamental para o debate e feitura da História Pública. Com esta ideia a convidada abordou múltiplos acontecimentos em torno do 25 de abril de 1974, reforçando o papel da História e do Jornalismo na construção da nossa democracia.

CienciaCom João AbreuEpisódio 3

Literacia e cidadania paisagísticas

O que é uma paisagem? João Abreu, Professor e Investigador da Escola Superior de Comunicação Social, defende que a paisagem é uma construção de cidadania coletiva e apresenta o Museu da Paisagem, um projeto museográfico de encontros, mediações e leituras críticas de paisagens diversas, vivas e em constante mutação. O convidado aborda a importância da transformação saudável das paisagens e da oferta de ferramentas de diálogo entre estas e os públicos.

Cristina PonteEpisódio 2

Crianças, jovens e literacia digital

O que deve ser feito para preparar os jovens e as crianças para a literacia digital e o uso dos ecrãs? A resposta é dada por Cristina Ponte, Professora Catedrática da Universidade Nova e Investigadora do ICNOVA. A convidada aborda temas que constituem preocupações das famílias e escolas: ativismo digital, redes sociais, literacia informacional e comportamentos e expetativas das crianças e jovens.

Joaquim Paulo SerraEpisódio 1

Credibilidade da informação no mundo digital

Como se consolida a credibilidade de um meio quando estamos mergulhados na vibração do instante digital? A resposta é dada por Joaquim Paulo Serra, Vice-Reitor da UBI e Presidente da Direção da SOPCOM. O convidado aborda a atualidade da Investigação e do Ensino das Ciências da Comunicação em Portugal e no mundo e a relevância das associações científicas nas dinâmicas de Investigação.