Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu

O projeto Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu pertence à Linha de Investigação 1Media, Cultura e Tecnologia.

Sinopse: Este projeto faz parte da rede nacional das Academias Gulbenkian do Conhecimento e tem como objetivo principal criar um espaço de promoção de competências para dizer e compreender o mundo, ser consciente e ativo em sociedade. Através de uma experiência imersiva no mundo da comunicação social, esta Academia pretende dotar os jovens entre os 14 e os 25 anos de ferramentas para descodificar as notícias, questionar o consumo passivo de informação e estimular uma postura crítica e construtiva adequada aos desafios da cultura noticiosa e mediática contemporânea.

Financiamento: projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), com a duração de 36 meses (2019-2022)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Fernanda Bonacho (fbonacho@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Ativo

Parceiros:

Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Instituto Politécnico de Tomar – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
Instituto Politécnico de Setúbal – Escola Superior de Educação
Universidade Beira Interior – Labcom.IFP
Universidade do Algarve – CIAC.IFP (Centro de Investigação em Artes e Comunicação)
Escola Secundária José Gomes Ferreira – Lisboa

Resultados:

• Comunicações:

Bonacho, F., Mata, M. J., Lopes, A. S., Rezola, M. I., & Santos, Z. (2019, dezembro). New challenges whilst using new media, new meanings whilst reading the world. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Media literacy in a media-rich ecology, Lisboa, ISCTE, 4 dezembro.

Consulte aqui a lista de todos os Projetos de Investigação.