Passar para o conteúdo principal

h1

Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu

ACADEMIA DA LEITURA DO MUNDO: O JORNALISMO, A COMUNICAÇÃO E EU


O projeto Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu (com referência ALMJCE/ESCS/2019) pertence à Linha de Investigação 1 — Media, Cultura e Tecnologia.

Sinopse: Este projeto faz parte da rede nacional das Academias Gulbenkian do Conhecimento e tem como objetivo principal criar um espaço de promoção de competências para dizer e compreender o mundo, ser consciente e ativo em sociedade. Através de uma experiência imersiva no mundo da comunicação social, esta Academia pretende dotar os jovens entre os 14 e os 25 anos de ferramentas para descodificar as notícias, questionar o consumo passivo de informação e estimular uma postura crítica e construtiva adequada aos desafios da cultura noticiosa e mediática contemporânea.

Financiamento: projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), com a duração de 36 meses (2019-2022)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Fernanda Bonacho (fbonacho@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Concluído

Parceiros:

Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Instituto Politécnico de Tomar – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
Instituto Politécnico de Setúbal – Escola Superior de Educação
Universidade Beira Interior – Labcom.IFP
Universidade do Algarve – CIAC.IFP (Centro de Investigação em Artes e Comunicação)
Escola Secundária José Gomes Ferreira – Lisboa

Resultados:

• Publicações:

Bonacho, F., Martins, A.F., Santos, H., Marôpo, L., Bonixe, L.; Sá, S. (coord.) (e-book no prelo). Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu. Coleção Estudos e Reflexões do Politécnico de Lisboa.

• Comunicações:

Bonacho, F. (2023, out, 26-27). The hard way to tell the story: Literacy challenges for media and news narratives. Paper presented at 4th International Conference on Communications and Media: Media and Communication: Transformations and Development in The Digital Age, Faculty of Journalism and Mass Communication of Sofia University "St. Kliment Ohridski", Sofia, Bulgaria.

Bonacho, F. (2023, nov., 01- 30). A literacia digital e os jovens: Entre a vertigem, o erro e a ambição. Comunicação apresentada, online, no 6º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies - A consolidação dos seres media, Universidade Estadual Paulista – UNESP, São Paulo, Brasil.

Bonacho, F., Pina, H.F. & Araújo, S. (2023, nov. 27-28). Board game "Fala Barato": Challenging the relation with information, media and the other. Paper presented at II International Conference on Humanities and Social Sciences: Fostering Global Resilience through Cross Cultural Collaboration, ISCAP/IPP, Porto.

Bonacho, F., Santos, Z. (2023, abril, 21-22). "Porque as notícias fazem-me pensar sobre as coisas": desafios da leitura mediática do mundo. Comunicação apresentada no Painel "Novos projetos e recursos de literacia mediática", no VI Congresso Literacia, Media, Cidadania – Transição Digital e Políticas Públicas, organizado pelo Grupo Informal para a Literacia mediática (GILM), 21 e 22 de abril 2023.

Bonacho, F. et al (2022, novembro, 22-23). A evolução tecnológica vs a Cidadania e a Educação, Participação em painel do Fórum Mundial para a Cidadania e Educação - Virtual Educa Lisboa 2022, Lisboa, Portugal.

Bonacho, F., & Santos, Z. (2022, junho, 27-28). Habits of inquiry and skills of expression needed to be critical thinkers. Paper presented at 4th International Media Literacy Research Symposium, Pyle Center - University of Wisconsin, Madison - USA.

Bonacho, F., Martins, A.F., Santos, H., Marôpo, L., Bonixe, L. & Sá, S. (2022, junho, 27-28). Reading the world: Journalism, communication, and I. Paper presented at 4th International Media Literacy Research Symposium, Pyle Center - University of Wisconsin, Madison - USA.

Bonacho, F., Figueiredo, H. & Araújo, S. (2022, abril, 11). Fala barato: Filtros criativos e competições alternativas. Comunicação apresentada no XII Congresso Sopcom: Comunicação & Disrupção: Desafios culturais, societais e tecnológicos: Disrupção Criativa I: Ambientes Criativos I, NOVA FCSH, Lisboa, Portugal.

Bonacho, F. (2022, março, 29). The other side of the story: accountability and meaning for media literacy. Paper presented in the seminar organized by the Grupo de Investigación en Comunicación Política, Periodismo y Democracia (POLCOM-GRP), Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, Spain.

Bonacho, F. (2022, mar, 25-26). Academia da leitura do mundo: O jornalismo, a comunicação e eu. Comunicação apresentada no Seminário Dar Asas ao Saber: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares, ESE-IPSetúbal, Setúbal, Portugal.

Sá, S., & Bonacho, F. (2021, 06-09 de setembro). Youngsters participation within local media environments: Covilhã’s Gulbenkian Knowledge Academy. [Comunicação oral]. 8th European Communication Conference (ECREA): Panel: A national media agenda for a Knowledge Gulbenkian Academy: Empowering young citizens, Prague, Czech Republic (conferência online).

Marôpo, L., Bonacho, F. (2021, 06-09 de setembro). Questioning the news and building new understandings in Setúbal’s Gulbenkian Knowledge Academy. [Comunicação oral]. 8th European Communication Conference (ECREA): Panel: A national media agenda for a Knowledge Gulbenkian Academy: Empowering young citizens, Prague, Czech Republic (conferência online).

Bonacho, F., Bonixe, L., Sá, S., Santos, H., Maropo, L. & Martins, A.F. (2021, 06-09 de setembro). A national media agenda for a Knowledge Gulbenkian Academy: Empowering young citizens. [Comunicação oral]. 8th European Communication Conference (ECREA), Prague, Czech Republic (conferência online).

Santos, H., & Bonacho, F. (2021, 06-09 de setembro). Mindful youngsters in need: media experiences in Abrantes’s Gulbenkian knowledge academy. [Comunicação oral]. 8th European Communication Conference (ECREA): Panel: A national media agenda for a Knowledge Gulbenkian Academy: Empowering young citizens, Prague, Czech Republic (conferência online).

Martins, A.F., & Bonacho, F. (2021, 06-09 de setembro). Media expectations and frustrations among young students of Faro’s Gulbenkian knowledge academy. [Comunicação oral]. 8th European Communication Conference (ECREA): Panel: A national media agenda for a Knowledge Gulbenkian Academy: Empowering young citizens, Prague, Czech Republic (conferência online).

Bonixe, L., & Bonacho, F. (2021, 06-09 de setembro). Empowering high school youngsters: Portalegre’s Gulbenkian knowledge academy. [Comunicação oral]. 8th European Communication Conference (ECREA): Panel: A national media agenda for a Knowledge Gulbenkian Academy: Empowering young citizens, Prague, Czech Republic (conferência online).

Bonacho, F. (2021, 06-09 de setembro). Do you really want to see what you are told to see? Broadening media experiences of reading the world. [Comunicação oral]. 8th European Communication Conference (ECREA): Session: Media production and experiences, Prague, Czech Republic (conferência online).

Bonacho, F., Ramos, M. M., Santos, Z. (2021, abril). ELeituras de um mundo transmedia: Desafios para a comunicação, espírito crítico e autorregulação. Comunicação apresentada, online, no II Congresso Internacional em Humanidades Digitais – HDRio20/21, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 12 a 16 de abril. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/13198

Bonacho, F. (2021, abril). Comunicação, linguagem e literacia transmedia. Comunicação apresentada, online, no Ciclo de Conferências Doutoramento, FCSH/UNL, Lisboa, Portugal, 9 de abril. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/13197

Bonacho, F., Mata, M. J., Lopes, A. S., Rezola, M. I., & Santos, Z. (2019, dezembro). New challenges whilst using new media, new meanings whilst reading the world. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Media literacy in a media-rich ecologyLisboaISCTE4 dezembro.

• Publicações:

Bonacho, F., & Santos, Z. (2022). Habits of inquiry and skills of expression needed to be critical thinkers. The Journal of Media Literacy – Research Symposium Issue, disponível em: https://ic4ml.org/journal-article/habits-of-inquiry-and-skills-of-expression-needed-to-be-critical-thinkers/

Bonacho, F., Martins, A.F., Santos, H., Marôpo, L., Bonixe, L. & Sá, S. (2022). Reading the world: Journalism, communication, and I., The Journal of Media Literacy – Research Symposium Issue, disponível em: https://ic4ml.org/journal-article/reading-the-world-journalism-communication-and-i/

Bonacho, F. (2020). Transmedia experiences for social and emotional communication challenges: the reading the world academy. In Comunicação Pública, Vol. 15, nº 29.