Passar para o conteúdo principal
Submetido por javaliadmin a 3 April 2012
Docente
Nome:Helena Pina
Cargo(s):
  • Coordenadora da Licenciatura em Publicidade e Marketing
Categoria Profissional:
Professora Adjunta
Gabinete:
3G5
Nota biográfica

Atualmente coordenadora da Licenciatura em Publicidade e Marketing, da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS/IPL). É doutorada em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid (UCM), mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), e possui uma Pós-Graduação em Sociologia da Comunicação.

Coordenou o projeto científico de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) One More Story: Conteúdos Transmediáticos para a Experiência da Paisagem”, financiado pelo IPL. Este projeto explora o potencial do storytelling e das narrativas transmédia como estratégia de valorização territorial e mediação dos espaços e paisagens, através da integração de múltiplas plataformas e formatos comunicacionais.

Paralelamente à atividade académica, desenvolveu um percurso profissional relevante no setor publicitário português, desempenhando diversas funções, nomeadamente como supervisora criativa, copywriter, supervisora executiva e estratégica, gestora de contas e gestora de produção audiovisual para televisão e rádio.

Docente e investigadora na ESCS, desde 1995, tem-se dedicado ao Ensino e à Investigação nas áreas da Comunicação, Criatividade e Publicidade, sendo responsável por várias unidades curriculares nestes domínios. No âmbito da Investigação, tem integrado diversos projetos multidisciplinares, promovendo o cruzamento de saberes entre distintas áreas científicas representadas na ESCS. O seu percurso académico e profissional reflete um compromisso sólido e contínuo com a inovação pedagógica, a investigação aplicada e de natureza multidisciplinar, bem como com o desenvolvimento sustentado das áreas da Comunicação, do Marketing, da Educação, da Sustentabilidade e de diversos domínios científicos transversais.

Ao longo da sua carreira académica, tem privilegiado uma abordagem interdisciplinar, aliando os fundamentos teóricos à aplicação prática em contextos educativos e profissionais, desenvolvendo e implementando metodologias pedagógicas inovadoras centradas no active learning.