A ESCS na Futurália

Publicado: 27/03/2015

A ESCS participou em mais uma edição da Futurália. A Escola foi, pelo segundo ano consecutivo, parceira institucional da maior mostra de oferta de formação educativa do país.

A ESCS marcou presença na edição deste ano da Futurália – Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa, que decorreu, entre os dias 11 e 14 de março, na FIL (Parque das Nações).
À semelhança do ano passado, a participação da ESCS na feira assentou em duas vertentes. Como sempre, a Escola marcou presença no espaço institucional do Instituto Politécnico de Lisboa. O funcionamento deste stand foi assegurado pelo Gabinete de Comunicação e por um grupo de 23 alunos. Para além disso, a Escola foi, pela segunda vez consecutiva, parceira oficial da Futurália. Ao longo de quatro dias, coube à ESCS assegurar a cobertura mediática do certame. Neste âmbito, a Futurália cedeu um outro espaço, no qual mais de uma centena de alunos, pertencentes aos núcleos de atividades extracurriculares da Escola, puderam mostrar aos visitantes o que de melhor se faz na ESCS.


[Fotografia] A equipa da ESCS na Futurália foi composta por mais de uma centena de alunos.

Uma parceria reforçada

A ESCS foi convidada pela Futurália “no seguimento do bom trabalho que fez no ano passado”, esclarece o Prof. Doutor André Sendin, Vice-Presidente da ESCS. No sentido, a Escola produziu conteúdos audiovisuais (vídeo, fotografia e texto) para os canais de comunicação da Futurália. A tarefa foi assegurada por uma equipa da Escola composta por 9 elementos permanentes (2 repórteres, 2 operadores de câmara, 2 editores de vídeo, 1 fotógrafo, 1 coordenador técnico e 1 coordenador de produção) e 27 rotativos. No final de quatro dias de trabalho intenso, a equipa produziu: 18 vídeos (3 por dia mais 6), 4 artigos para o Facebook (1 por dia) e 8 álbuns de fotografias (2 por dia). Segundo Bruna Pereira, coordenadora de produção, o feedback da organização da Futurália, relativamente ao trabalho desenvolvido pela equipa escsiana, foi “muito positivo, reforçando a parceria existente entre as duas entidades”.


[Fotografia] Os núcleos da Escola ofereceram atividades de experimentação aos visitantes da Futurália.

Proporcionar experiências

Os núcleos de atividades extracurriculares da ESCS não quiseram deixar de marcar presença na Futurália. O E2, a ESCS FM, a ESCS Magazine, o nAV e o número f montaram arraiais na feira e, durante quatro dias, proporcionaram aos visitantes experiências em diferentes áreas da Comunicação.

O que fizeram os núcleos?

• O E2 montou um pequeno estúdio virtual, no qual os visitantes tiveram a oportunidade de gravar um vídeo e visualizar o resultado em tempo real.
• A ESCS FM criou um circuito de experimentação, através do qual os visitantes passaram por todos os departamentos que constituem a rádio da Escola (comunicação, sonoplastia, informação e programação).
• A ESCS Magazine desenvolveu atividades no âmbito da produção de conteúdos escritos.
• O nAV mostrou o que há por detrás das câmaras.
• O número f deu a experimentar as máquina fotográficas e revelou alguns dos segredos de edição de imagem do software Photoshop.


[Fotografia] O Prof. Doutor André Sendin destacou a motivação e o contributo dos alunos da Escola para o sucesso da iniciativa.

“Toca a reunir”

A participação da ESCS na Futurália é um evento que mobiliza a comunidade escolar. Para além de os alunos conseguirem pôr em prática aquilo que aprendem nas aulas, a iniciativa é uma espécie de ‘toca a reunir’”, refere o Prof. Doutor André Sendin. “Há uma grande convergência de interesses e uma motivação muito grande, por parte dos alunos, em participar neste tipo de eventos”. Para o Vice-Presidente da ESCS, “é muito gratificante” que sejam os alunos a explicar aos visitantes o que se faz na Escola, uma vez que são “pessoas mais próximas da sua idade e que falam a sua linguagem”. Por seu lado, Bruna Pereira refere que as equipas se sentiram “motivadas e contentes”, tendo mostrado interesse em participar em edições futuras da Futurália.

Veja a participação da ESCS na Futurália 2015.

Fotografias gentilmente cedidas pelo número f.