Publicado: 06.04.2021

Mais de 60 estudantes da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial participam no projeto internacional IMAGE, que reúne instituições de Ensino Superior de cinco países.

A ESCS integra o projeto Researching the City: Mapping Imaginaries (IMAGE), uma parceria estratégica inserida na tipologia de ações KA2 do programa Erasmus+ da União Europeia, cujo objetivo visa promover a colaboração entre professores, investigadores e estudantes de instituições de Ensino Superior de cinco países: Amesterdão (Países Baixos), Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal), Paris (França) e Viena (Áustria). A Escola faz-se representar por um grupo de 60 alunos do 2.º ano do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Ao integrar este consórcio internacional, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver um trabalho colaborativo, explorando processos de investigação e promovendo a partilha de experiências e a troca de conhecimento.

Logo IMAGE
O projeto IMAGE (Researching the City: Mapping Imaginaries) conta com a colaboração de docentes e de estudantes da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.

Explorar as periferias

Com o objetivo de explorar periferias dentro das grandes cidades e centros urbanos, o projeto IMAGE visa promover a investigação de locais específicos à luz dos conceitos de polifonia e policentrismo, aplicando estratégias multidisciplinares de comunicação. Neste âmbito, pretende-se, também, potenciar a identificação de elementos comuns nos diferentes contextos internacionais, como pontos de contacto e pontes interativas, quer na promoção destas periferias quer no seu mapeamento como referências simbólicas relevantes para o imaginário social, cultural e económico.
Neste sentido, a ESCS, em parceria com a Junta de Freguesia de Carnide, desafiou os estudantes do 2.º ano da licenciatura em RPCE a conhecerem, mapearem e promoverem um imaginário renovado na freguesia, explorando as suas características e procurando identificar novas formas e dimensões naquela periferia da cidade.

e-Magazine “Mapping Imaginaries”

A equipa de docentes da ESCS, da secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO), que integra o projeto IMAGE – Ana Raposo, Ana Maria Silva, Mariana Pereira e Mafalda Eiró-Gomes – é responsável pela edição da e-Magazine “Mapping Imaginaries”. O número 0 da publicação já se encontra disponível, para consulta, aqui.