Publicado: 30.04.2015

Publicado: 30/04/2015

No passado dia 21 de abril, na Sessão Solene dos 40 anos do Provedor de Justiça, foi apresentado o vídeo institucional feito por alunos da ESCS, decorrente do protocolo assinado entre a Escola e o Provedor.

O evento de celebração, que ocorreu na Sala do Senado da Assembleia da República, contou com a presença dos elementos da equipa responsável pela realização do vídeo institucional para este órgão do Estado. A Direção da ESCS, representada pelo Prof. Doutor Jorge Veríssimo e pelo Prof. Doutor André Sendin, em conjunto com Inês Lourenço, Diana Duarte, Manuel Piçarra e Mariline Rodrigues, representaram a Escola.

[Fotografia] O vídeo foi exibido, durante a Sessão Solene, na Assembleia da República.

Uma equipa orgulhosa

Inês Lourenço entrou para a equipa a meio do projeto e não deixa de enaltecer o trabalho dos colegas que a ele se dedicaram desde o início. A produtora salienta que “não foi um projeto fácil”, devido à falta de dados visuais para ilustrar a parte histórica: “Aqui, o trabalho dos jornalistas e da edição foi essencial. Eles conseguiram adequar a voz-off às imagens que tínhamos e adequar às imagens aquilo que tinha de ser dito em voz-off”. Inês refere também a importância destas iniciativas para os alunos, pois permitem um contacto com um “ambiente muito mais profissional” e a aquisição de experiência na área.

Diana Duarte, jornalista responsável pela pesquisa e pelo guião, considera o contacto com personalidades de referência em Portugal o fator mais importante desta experiência. A aluna sublinha que nunca vai esquecer as conversas que teve com os seus entrevistados: “Sempre prestei especial atenção ao que se passou em Portugal após o 25 de Abril, por isso foi interessante construir o guião e fazer toda a pesquisa”.

Jornalista e assistente de produção, Mariline Rodrigues diz que entrou no projeto “quase em páraquedas”, por volta de março, quando se ofereceu para ajudar a colega Diana com as entrevistas. A estudante de Jornalismo viu, nesta iniciativa, uma oportunidade para ganhar experiência na área e aumentar os seus conhecimentos, referindo o facto de ter conhecido “pessoas incríveis, que certamente vão ser uma referência” ao longo da sua vida.

A terminar a licenciatura em Audiovisual e Multimédia, Manuel Piçarra encarregou-se da vertente técnica do projeto. O aluno captou as imagens e som e esteve envolvido também na edição. Manuel refere-se a esta experiência e a outras semelhantes como estágios. “É um projeto que eu posso apresentar lá fora”, afirma.

[Fotografia] Da esq. para a dir.: Mariline Rodrigues, Inês Lourenço e Manuel Piçarra.

Reconhecimento do Provedor

Para o Prof. Doutor André Sendin, o facto de uma entidade desta relevância ter confiado este projeto aos alunos da Escola é um “motivo de grande orgulho e o reconhecimento do trabalho que a Escola desenvolve”. O vice-presidente da ESCS destaca as capacidades da Escola e dos alunos, nas diversas áreas envolvidas neste projeto, referindo “a satisfação que o Provedor manifestou quando deu os parabéns” à equipa.

O grupo é unânime ao pronunciar-se sobre o desenrolar do projeto. A satisfação por parte da Provedoria, aquando da apresentação do vídeo, culminou num balanço bastante positivo, dando por terminado o desafio desempenhado ao longo dos meses.

Veja aqui o vídeo dos 40 anos do Provedor de Justiça.

Fotografia da Sessão Solene gentilmente cedida por Inês Lourenço.