Publicado: 14.12.2017

O livro Comunicação e Organizações da Sociedade Civil: Conhecimento e Reconhecimento foi lançado num encontro que decorreu na ESCS, no dia 3 de novembro, o qual encerrou um ciclo de atividades desenvolvidas no âmbito da mesma temática.

O livro Comunicação e Organizações da Sociedade Civil: Conhecimento e Reconhecimento resultou de um protocolo de cooperação entre a Plataforma Portuguesa das ONGD e a ESCS, representada pela secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO).

A obra foi publicada no âmbito do “Projeto de cooperação nas áreas da capacitação, investigação e produção de conhecimento” e contou com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões).

O livro está disponível, para consulta, na Biblioteca da ESCS, mas também online, no site da Plataforma Portuguesa das ONGD.

Um curso, um manual e um encontro

Segundo o Prof. César Neto (docente na ESCS e responsável de comunicação da Plataforma Portuguesa das ONGD), o livro é um manual que visa fazer face às necessidades sentidas e demonstradas pelos formandos do Curso Executivo “A «Comunicação» nas Organizações da Sociedade Civil: Conhecimento e Reconhecimento”, promovido em 2016, pela Plataforma Portuguesa das ONGD, com o apoio da ESCS.

A publicação, organizada pela Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes (docente na ESCS e coordenadora da secção de RPCO), é composta por seis capítulos da autoria de docentes da Escola.

A obra foi lançada, no passado dia 3 de novembro, no âmbito do Encontro A Comunicação em Organizações da Sociedade Civil: Conhecimento e Reconhecimento. O evento foi organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD e pela ESCS, e contou com o apoio da secção de RPCO.

A publicação do livro e a organização do encontro fecham com chave-de-ouro o projeto de parceria entre a Plataforma Portuguesa da ONGD e a ESCS, que arrancou, no ano passado, com o curso executivo.

A iniciativa visou capacitar as Organizações da Sociedade Civil (OSC) na área da Comunicação, bem como os estudantes de Comunicação, na área da Comunicação em OSC.

Investigar a Comunicação em OSC

O Encontro de dia 3 de novembro contou, ainda, com a apresentação dos resultados do projeto de investigação “A Comunicação em OSC: do Conhecimento ao Reconhecimento”, apoiado pelo Politécnico de Lisboa, no âmbito do concurso anual IDI&CA.

Coube ao Prof. César Neto apresentar os principais resultados do estudo. Em traços gerais, concluiu-se que a maioria das Organizações da Sociedade Civil que participaram neste estudo “tem um entendimento meramente instrumental daquilo que é a comunicação institucional (organizacional, estratégica, relações públicas), ou para sermos mais fiéis aos dados recolhidos, uma visão da comunicação meramente como divulgação”. Assim, os autores do estudo, tendo em conta os resultados apresentados, consideram fundamental que os responsáveis pelas organizações do terceiro setor entendam que os profissionais de comunicação são elementos-chave para o seu sucesso, pois funcionam como construtores de relações e catalisadores das relações comunitárias.

Masterclass com Caroline Sugg

Por fim, o Encontro contou com a intervenção de Caroline Sugg, Head of Special Projects, na BBC Media Action. A convidada internacional conduziu a masterclass “Design Thinking in Health Communication: Fresh Approaches to Maternal and Child Health in Northern India”. A reflexão foi o ponto de partida para uma conversa sobre Comunicação para o Desenvolvimento, moderada pela Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes, à qual se juntaram vários estudantes da ESCS e profissionais de ONGD.

Veja o álbum de fotografias do Encontro, aqui.