Dilemas éticos no desporto

Publicado: 19 fevereiro 2016

O vídeo institucional “Dilemas de ética no desporto” foi desenvolvido, por alunos da Escola, no âmbito da parceria entre a ESCS e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, I. P., para o Plano Nacional de Ética no Desporto.

O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) é uma iniciativa governamental, sediada no Instituto Português do Desporto e da Juventude, I. P. (IPDJ, I. P.), que consiste num conjunto de atividades, com vista à promoção de valores éticos na prática desportiva.

Em 2012, foi celebrado um memorando de entendimento entre a Escola e o IPDJ, I. P., que estabelecia a promoção de workshops e conferências e o desenvolvimento de projetos de Comunicação, nomeadamente a produção de conteúdos para divulgação da temática da ética no desporto. O primeiro conteúdo produzido pela Escola, em 2013, foi um conjunto de três spots televisivos para a campanha “Educar para a Ética no Desporto”, que foram transmitidos nos diversos canais da RTP.

A mais recente obra desta colaboração trata-se de um vídeo que demonstra uma série de cinco “dilemas” éticos que ocorrem durante a prática desportiva e pretende-se que seja mostrado em aulas de educação física ou treinos desportivos. O objetivo é que os alunos reflitam sobre as atitudes das personagens, face às situações propostas.

Os vídeos foram produzidos por alunos da Escola, com guião e realização do Prof. Ricardo Real Nogueira, no âmbito da parceria entre o PNED, o iLIDH (Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano) e a ESCS e com o apoio do POPH (Programa Operacional Potencial Humano).

O vídeo é composto por cinco dilemas:

  1. A participação dos pais no desporto;
  2. O papel pedagógico do treinador de desporto;
  3. O uso de substâncias dopantes no desporto;
  4. Estereótipos de género no desporto;
  5. As atitudes dos atletas face ao árbitro.