Revista Comunicação Pública

Normas de Publicação

1. A revista Comunicação Pública é uma revista académica online, de acesso livre, criada pela comunidade académica da Escola Superior de Comunicação Social e aberta às contribuições de investigadores externos que trabalhem nas mesmas áreas de interesse.

2. Os artigos enviados para publicação devem ser obrigatoriamente inéditos e não estarem em processo de avaliação noutras revistas no momento de submissão e durante o período de avaliação.

3. Os artigos podem ser escritos em Português, Inglês ou Espanhol. A norma ortográfica da língua utilizada fica ao critério dos autores.

4. Todas as propostas de artigos são submetidas a uma avaliação preliminar de qualidade e relevância por parte do Conselho de Redação e, caso passem essa fase, são enviadas para avaliação externa por, no mínimo, dois avaliadores independentes, em regime de duplo anonimato de autores e avaliadores (double blind refereeing). Compete ao Conselho de Redação, em face dos pareceres recolhidos e da sua própria avaliação, aceitar, recusar ou aceitar com alterações as propostas submetidas.

5. A revista não cobra aos autores taxas de submissão, de revisão ou de publicação dos seus artigos.

6. As propostas de artigos devem ser submetidas através do Modelo pré-formatado para submissão de artigos à Comunicação Pública, enviado-o, em anexo, para cpublica@escs.ipl.pt.

Materiais aceites para publicação

Podem ser submetidos à Comunicação Pública:
• ARTIGOS: os textos completos dos artigos, com bibliografias e anexos, não devem exceder os 50.000 caracteres (com espaços).
• RECENSÕES: os textos completos dos artigos, com bibliografias e anexos, não devem exceder os 10.000 caracteres (com espaços).
• DOSSIÊS: conjuntos de três ou quatro artigos com unidade temática, especialmente organizados para a revista. Os organizadores deverão começar por submeter uma proposta de dossiê.

Normas de Estilo

1. A revista segue a norma APA (autor-data) de citação.
Exemplos:
Segundo Mitchell (2017, p. 189) … ou (Mitchell, 2017, p. 189)
Segundo Mitchell, Smith e Thomson (2017, p. 189) … ou (Mitchell, Coyne, & Thomson, 2017, p. 189)
Segundo Clore et al. (2017, p. 189) … Ou (Clore et al., 2017, p, 189)
Examinado por diversos investigadores (e.g., Mitchell, 2017; Smith, 2000)
Smith (2000, citado por Mitchell, 2017) … Ou (Smith, 2000, citado por Mitchell, 2017)

As referências bibliográficas devem ser inseridas no final do artigo, respeitando a seguinte estrutura formal:

• MONOGRAFIAS:
Mitchell, J. A., & Thomson, M. (2017). A guide to citation (3rd Ed.). London: London Publishings.

• ARTIGOS DE PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS:
Mitchell, J. A. (2017). How citation changed the research world. The Mendeley, 62(9), 70-81.

• ARTIGOS DE PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS ONLINE:
Mitchell, J. A. (2017). How citation changed the research world. The Mendeley, 62(9) [online]. Available at: https://www.mendeley.com/reference-management/reference-manager (Accessed: 15 November 2016).

• OBRAS COM EDITOR LITERÁRIO:
William, S. T. (Ed.) (2015). Referencing: a guide to citation rules. New York: My Publisher.

• ARTIGOS OU CAPÍTULOS EM OBRAS COM EDITOR LITERÁRIO:
Troy, B. N. (2015). Harvard citation rules. In S. T. Williams (Ed.), A guide to citation rules (pp. 34-89). New York: NY Publishers.

E-BOOKS:
Mitchell, J. A., Thomson, M., & Coyne, R. P. (2017). A guide to citation. E-book library. Available at: https://www.mendeley.com/reference-management/reference-manager (Accessed: 10 September 2016).

• DISSERTAÇÕES:
Bonacho, F. (2013). A leitura em ambiente digital: Transliteracias da comunicação. (Tese de Doutoramento não publicada). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

2. Indicações gerais de formatação (cf. template de submissão)
• Título: Centrado, Times New Roman 16pt, negrito;
• Nome dos autores: Centrado, Times New Roman 11pt;
• Nome da instituição a que pertence e endereço eletrónico: Centrado, itálico, Times New Roman 11pt;
• Resumo: Justificado, Times New Roman 11pt;
• Corpo de texto: Justificado, Times New Roman 12pt. O espaçamento entre linhas deve ser de um e meio e o espaço entre parágrafos deve ser duplo;
• Capítulos e títulos: a existirem divisões do texto em capítulos, poderá ser-lhes atribuída numeração normal sequenciada: 1,2,3… Caso também se opte por subdivisões em subcapítulos,, estes deverão ser numerados como 1.1, 1.2, 1.3… Os títulos serão redigidos em Times New Roman 14pt, negrito, e os sub-títulos em Times New Roman 12pt, negrito. A Introdução e Conclusão não devem ser numeradas;
• Não devem ser utilizadas formatações especiais, como: estilos (headings, hyperlinks, etc.); texto em colunas; cabeçalhos de páginas (headers); diferentes tipos de letra; sublinhados; hifenização automática; numeração automática de capítulos, secções ou parágrafos.

3. Indicações relativas à formatação de ilustrações
• as ilustrações (figuras, gráficos e quadros) devem ser gravadas em documentos separados, devidamente identificados e fazendo referência a eventuais direitos de autor. No documento do texto, deverá constar apenas a sua localização;
• a numeração e os títulos das ilustrações devem estar inseridos no corpo do texto, em formato Word, e nunca integrados nas próprias ilustrações;
• as figuras deverão ser enviadas em formato TIFF com resolução de 300 dpi;
• os gráficos deverão ser enviados em Excel, no documento original em que foram criados;
• os quadros construídos com tabelas deverão utilizar apenas um traço simples a separar linhas e colunas.