Publicado: 24.05.2013
Foram anunciados os jovens criativos que vão representar Portugal na competição Young Lions e na Roger Hatchuel Academy, no próximo mês de junho, em Cannes. Entre os premiados estão dois diplomados e um aluno da ESCS.
Três escsianos foram contemplados com o prémio Young Lion. Numa cerimónia que teve lugar na discoteca Main, a MOP, representante do Festival Cannes Lions em Portugal, revelou os vencedores nacionais dos Young Lions e da Roger Hatchuel Academy. A ex-aluna Helena Lopes venceu na categoria Media com o trabalho “Your confort zone – Where MOP magic happens”. Na categoria Roger Hatchuel Academy (RHA), a vertente académica da competição, venceu o ex-aluno André Afonso com o trabalho “E tu, porque é que bebes?”. João Ribeiro, aluno do 2.º ano de Publicidade e Marketing (PM), ficou em terceiro lugar na categoria Design, com o projeto “Renovação visual para a Santa Casa da Misericórdia”. A competição Young Lions, criada pelo Festival Cannes Lions em 1995, pretende distinguir e apresentar as grandes promessas criativas mundiais e destina-se a duplas de jovens profissionais criativos, designers e profissionais de relações públicas. As duplas vencedoras portuguesas, selecionadas por um conjunto de jurados da área da comunicação e da criatividade, vão defrontar, em Cannes, no próximo mês de junho, as equipas vencedoras dos outros países a concurso. O vencedor da categoria RHA vai usufruir de uma semana de formação intensa na Roger Hatchuel Academy, que irá decorrer durante o 60.º Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.
[Fotografia] Helena Lopes (à esquerda).
Os escsianos premiados
Portugal é o quarto país mais premiado no Festival Cannes Lions. E a marca ESCS não podia faltar no maior certame de networking da indústria da comunicação e criatividade. Em relação ao primeiro lugar na categoria Media, Helena Lopes, ex-aluna de Publicidade e Marketing e Media Planner na OMD, diz que “é uma sensação óptima. Fomos escolhidos por um júri composto por profissionais de agências de meios, o que torna o prémio mais importante. A cereja no topo do bolo é que vamos representar Portugal em Cannes”, referiu Helena. O seu projeto “consistia em levar o target (agências de meios e anunciantes), numa “journey”, onde os retirávamos da sua zona de conforto e mostrávamos o potencial criativo e inovador do cliente, que era a MOP”. Para o aluno João Ribeiro, estagiário na Brandia Central como Diretor de Arte, “foi muito gratificante ver o meu trabalho reconhecido pelo júri, composto por alguns dos melhores designers nacionais”. O briefing da categoria Design pedia o rebranding completo da Santa Casa da Misericórdia. “Implicava a criação de um logótipo principal, acompanhado de quatro declinações, bem como a atualização de todos os materiais de comunicação da marca”, explica o aluno. O escsiano André Afonso, ex-aluno de PM, foi o vencedor da categoria RHA. “Por ter ganho este Young Lion, já tive entrevistas, em três agências diferentes, para o lugar de copywriter”, revelou André. O briefing da sua categoria pedia para consciencializar os jovens para os perigos do álcool. “Era um projeto difícil, porque há muitos anos que se fazem campanhas para alertar para o excesso do consumo de álcool, com muito dinheiro e nada resulta. Fazer uma campanha destas em mupis, é quase utópico”, disse o ex-aluno.
[Fotografia] André Afonso (ao centro).
“Os prémios deles são os nossos prémios”
O Prof. Dr. João Barros foi membro do júri na categoria Roger Hatchuel Academy. Como nos revelou o docente da ESCS, “havia bons trabalhos a concurso, mas é necessário tentar perceber qual o potencial de desenvolvimento e aprendizagem na peça que se está a analisar, uma vez que é uma categoria de estudantes”. Estes prémios são muito importantes para os jovens criativos, visto poderem impulsionar a sua carreira. Para Helena Lopes, é um privilégio ir a Cannes competir com jovens leões de todo o mundo. “Este prémio é importante pelo reconhecimento e valorização. Funciona como um selo de qualidade no meu currículo”. Para o aluno João Ribeiro, esta distinção “é um trunfo para o meu currículo. Faz com que me sinta motivado para continuar a trabalhar e a evoluir”. André Afonso tem boas expetativas para Cannes. “Vai ser uma semana muito produtiva, com vários seminários e workshops. E a nível pessoal, é muito gratificante”. Numa altura em que existe uma enorme competitividade a nível da empregabilidade, é motivo de satisfação saber que há alunos que ainda estão a tirar a licenciatura e já estão inseridos no mercado de trabalho e a singrar. “Provamos que temos bons alunos e que estamos a fazer as coisas bem. E o fato de eles terem sucesso é o grande prémio da Escola”, concluiu o Prof. Dr. João Barros.
[Fotografia] João Ribeiro (ao centro).
Fotografias gentilmente cedidas pela discoteca Main e pelo fotógrafo Paulo Esteves.