Publicado: 19.05.2025
Cinco estudantes da Licenciatura em Publicidade e Marketing viajaram até Bergen, acompanhadas pelo Prof. João Ferreira do Rosário, para representar a ESCS no projeto europeu Businet International Trade Mission.
Andreia Santos Filipe, Célia Delgado, Daniela Caetano, Diana Laranjeira e Rui Pereira, estudantes da Licenciatura em Publicidade e Marketing (PM), acompanhados pelo Prof. Doutor João Ferreira do Rosário, viajaram até Bergen, na Noruega, com o intuito de representar a ESCS, e a Delta Cafés, em mais uma edição do projeto europeu Businet International Trade Mission, que, este ano, decorreu na Western Norway University of Applied Sciences, entre os dias 16 e 20 de março.
A iniciativa, promovida pela rede internacional Businet, juntou 168 estudantes, acompanhados por 25 docentes, de 15 instituições de Ensino Superior europeias (Bélgica, Eslovénia, Espanha, França, Lituânia, Países Baixos e Portugal) e visou proporcionar aos alunos uma experiência real de internacionalização. É de referir que a ESCS é a única instituição de Ensino Superior portuguesa a integrar o projeto.

A Delta Cafés, representada por Dinis Cunha, International Markets Sales Director na empresa do Grupo Nabeiro, demonstrou, desde cedo, total disponibilidade para colaborar no projeto, incluindo na formação e reuniões com a equipa e na disponibilização de produto e de merchandising, como é o caso das máquinas DeltaQ, e cápsulas, e de pacotes de café, em grão ou moído, para oferta. Já em fevereiro, haviam sido realizadas visitas à fábrica de Delta Cafés e ao Museu do Café, em Campo Maior, a fim de todos conhecerem melhor não só marca, mas também o produto.
Experiência internacional
O pontapé de saída do projeto foi dado com os estudantes a contactarem a empresa que representaram, a Delta Cafés, e a trabalharem questões relacionadas com o mercado norueguês, como a identificação de potenciais parceiros de negócio, formas de diálogo, entre outras. Neste período de preparação, o grupo recebeu formação sobre o produto e respetiva estratégia de marketing, facilitando as visitas a potenciais empresas importadoras, e colaborou na organização de várias atividades.

Já em Bergen, a instituição anfitriã acolheu as comitivas europeias para uma semana de atividades dirigida aos estudantes, entre as quais: o evento Taste My Country, um momento de convívio e degustação, em que os grupos partilharam iguarias dos respetivos países; um evento dirigido apenas a alunos, organizada pelos colegas noruegueses; a apresentação (pitch) aos professores das empresas representadas, na qual os grupos focaram aspetos relevantes, tais como a descrição da empresa, oferta, mercado-alvo e vantagem competitiva; e a Trade Fair, com a apresentação da oferta das 48 empresas, que teve lugar na Western Norway University of Applied Sciences.

Balanço “[novamente] extremamente positivo”
O Prof. Doutor João Ferreira do Rosário refere que, aquando do pitch, “o grupo da ESCS foi muito elogiado, tendo até sido destacada a apresentação e a qualidade do conteúdo”, enfatizando “o detalhe na explicação de aspetos do projeto, como a recolha de informação sobre distribuidores, concorrentes e consumidores”. No rescaldo da iniciativa, o docente considera que o balanço da participação da Escola na iniciativa foi “mais uma vez, extremamente positivo”, destacando “o networking de alunos e professores” e a oportunidade de os estudantes trabalharem com uma empresa real, a Delta Cafés, “que tudo fez para que a representação portuguesa em Bergen fosse um sucesso”. “O projeto deu aos alunos uma primeira experiência de cariz profissional num ambiente de internacionalização, através da apresentação das empresas e dos produtos, do contacto com potenciais importadores e da presença numa Trade Fair”, rematou.

Texto gentilmente cedido pelo Prof. Doutor João Ferreira do Rosário e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografias gentilmente cedidas pelo Prof. Doutor João Ferreira do Rosário.