Passar para o conteúdo principal

Publicado: 14.05.2025

Um grupo de estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial visitou a Agência LUSA, no âmbito da unidade curricular de Relação com os Media.

No passado dia 29 de abril, um grupo de finalistas da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) visitou a Agência LUSA. A iniciativa, realizada no âmbito da unidade curricular de Relação com os Media, visou proporcionar um contacto direto com uma das principais entidades do ecossistema mediático português, aprofundando o conhecimento sobre o funcionamento das agências noticiosas e o papel fundamental que desempenham na construção da atualidade informativa.

Durante a visita, os estudantes foram recebidos por João Pedro Fonseca e por Paulo Nogueira, profissionais com mais de 30 anos de carreira no jornalismo. Ambos partilharam testemunhos sobre os desafios e as transformações que têm impactado o setor, ao longo das últimas décadas. A dupla de jornalistas abordou, também, a importância do trabalho das agências noticiosas no combate à desinformação e na promoção da literacia mediática.

Image
Finalistas de RPCE visitaram a LUSA (798x400) - 1
Os estudantes finalistas de RPCE visitaram a Agência LUSA.


A visita incluiu, ainda, a apresentação de projetos, como é o caso do Iberifier, uma iniciativa ibérica de combate à desinformação, os quais demonstram o compromisso da LUSA com a verdade e a qualidade jornalística.

A experiência permitiu, aos estudantes, conhecer de perto o dia-a-dia dos jornalistas da LUSA, o ambiente em que trabalham e aquilo que mais valorizam na relação com os profissionais de Comunicação. Sendo a assessoria de imprensa uma possível saída profissional no percurso dos futuros licenciados em RPCE, a visita revelou-se essencial para compreender as dinâmicas entre jornalistas e assessores, pois contribuiu para uma visão mais prática e realista das exigências do setor.

Image
Finalistas de RPCE visitaram a LUSA (798x400) - 2
A visita à LUSA realizou-se no âmbito da unidade curricular de Relação com os Media.


Sobre a LUSA

Atualmente, a LUSA é a maior redação que existe em Portugal, contando com 306 jornalistas espalhados por todo o território nacional e em países de Língua Portuguesa. A agência distingue-se pela sua abrangência editorial e pela sua reconhecida agenda, um dos elementos diferenciadores que sustenta a fiabilidade e o rigor do seu trabalho.

Com mais de 256 mil notícias produzidas só em 2024, a missão da LUSA passa por informar os portugueses sobre o que acontece no país e no mundo, bem como fortalecer o sentido de pertença entre Portugal e as comunidades lusas no estrangeiro. “Queremos levar Portugal às comunidades e trazer as comunidades até Portugal”, afirmou um dos jornalistas, ao sublinhar o impacto da agência na construção de uma identidade global partilhada.


Texto redigido por Leonor Vieira, Marta Breda e Sara Santos, estudantes finalistas da Licenciatura em RPCE, e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom)
Fotografias gentilmente cedidas pela coordenação da unidade curricular de Relação com os Media.