A área das Relações Públicas/Comunicação Empresarial constitui-se como uma função estratégica de gestão, imprescindível em qualquer instituição: empresas, organismos públicos ou entidades sem fins lucrativos. Através dos laboratórios, que conjugam uma vertente prática fundamentada em saberes teórico-científicos, os alunos passam por várias áreas e experiências profissionais, elaborando ferramentas de comunicação ou propondo campanhas de relações públicas, como resposta direta a desafios lançados por organizações dos mais variados setores de atividade (a nível nacional e internacional).
O plano de estudos está adequado ao processo de Bolonha.
Coordenação do Curso:
Coordenadora: Tatiana Nunes
Subcoordenadora: Joana Frias Costa
ECTS: 180
Semestres: 6
CNAEF: 342 (Marketing e publicidade)
Código: 9231 (regime diurno) e 8438 (regime pós-laboral)
Grau: Licenciado
Vagas (25/26): 59 (regime diurno) e 29 (regime pós-laboral)
Vagas (24/25): 59 (regime diurno) e 29 (regime pós-laboral)
Vagas (23/24): 59 (regime diurno) e 29 (regime pós-laboral)
Vagas (22/23): 57 (regime diurno) e 29 (regime pós-laboral)
Acreditação: O curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial foi acreditado, em 2024, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), por 6 (seis) anos.
N.º do Processo: ACEF/1718/0105247
Registo inicial da DGES: R/A-Ef 3297/2011, de 18-03-2011
Diurno:
Desemprego registado no curso: 5,5% (mais informações em infocursos.mec.pt)
Pós-Laboral:
Desemprego registado no curso: 5,5% (mais informações em infocursos.mec.pt).
EMPRESAS, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
– Técnico / Diretor de Comunicação
– Técnico / Diretor de Relações Públicas
– Técnico / Diretor de Comunicação Institucional
– Técnico / Diretor de Comunicação Corporativa
– Técnico / Diretor de Comunicação Interna
– Técnico / Diretor de Comunicação Pública
CONSULTORIA EM
– Social Media
– Gestão de Comunidades
– Gestão de Stakeholders
– Comunicação de Risco
– Gestão de Crises
– Comunicação Corporativa
– Relações com os Media
– Gestão de Eventos
PROVAS ESPECÍFICAS (para o ano letivo 2026/27 e 2027/28)
Um dos seguintes conjuntos:
06 Filosofia
18 Português
ou
11 História
18 Português
ou
16 Matemática
18 Português
ou
06 Filosofia
11 História
ou
06 Filosofia
16 Matemática
ou
11 História
16 Matemática
MÉDIAS (nota do último aluno colocado)
Fórmula de cálculo: 50% da média do Ensino Secundário + 50% da nota das Provas Específicas de ingresso
Ano Letivo 2025/2026:
Regime Diurno:
1.ª Fase: 146,5
2.ª Fase: 148,5
Regime Pós-Laboral:
1.ª Fase: 124,3
2.ª Fase: 133,5
A licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, que se encontra em adequação, constitui um património de saberes e experiências acumulados que se iniciaram com a criação do primeiro curso em 1990 e com todas as posteriores reformulações que entretanto foram efetuadas. Para este património muito contribuiu o contacto com as entidades empresariais do setor em questão, bem como as opiniões dos ex-alunos que se têm formado e que têm mostrado as forças e as fraquezas da formação que a Escola Superior de Comunicação Social tem efetuado neste domínio das Relações Públicas e da Comunicação Empresarial. Todo este património, comparando-o com o que de melhor se realiza no espaço Europeu, contribuiu para chegar aos objetivos que a seguir se descriminam.
Descrição Sumária dos Objetivos:
Preparar profissionais para atuarem analítica e criticamente nos contextos profissionais onde têm lugar o desenvolvimento das atividades de Relações Públicas e de Comunicação Empresarial: agências, consultoras e clientes (concorrencial, público ou terceiro setor);
Dotar os estudantes de conhecimentos de base em ciências sociais e ciências da comunicação que concorram para o bom entendimento e utilização dos conhecimentos aplicados de Relações Públicas e Comunicação Empresarial;
Proporcionar aos estudantes conhecimentos abrangentes sobre métodos, técnicas e instrumentos de Relações Públicas e Comunicação Empresarial, numa perspetiva profissionalizante, capaz de formar a sua capacidade de resolução de problemas no âmbito da área de formação e futura área de inserção profissional;
Desenvolver nos estudantes as competências de atuação crítica sobre informação necessária e adequada ao bom desenvolvimento das suas atividades profissionais, capacitando-os para a tomada de decisões técnicas, e para a subjacente fundamentação, na área de Relações Públicas e Comunicação Empresarial;
Proporcionar conhecimentos aplicados que permitam aos estudantes atuar tecnicamente nos diferentes ambientes organizacionais onde desenvolverão as suas atividades profissionais;
Desenvolver nos estudantes competências pessoais e interpessoais capazes de potenciar a apresentação, debate, defesa e enriquecimento de ideias, conceitos, questões e problemas, inerentes às soluções encontradas no âmbito da aplicação prática dos conhecimentos técnicos das áreas de Relações Públicas e Comunicação Empresarial;
Desenvolver nos futuros profissionais padrões de aquisição de conhecimentos e de aprendizagem que lhes providenciem predisposição e capacidade para a sua atualização autónoma posterior, numa abordagem de “atualização e aprendizagem ao longo da vida”;
Realizar atividades de investigação aplicada próprias e intercâmbio científico nacional e internacional nas áreas de Relações Públicas e Comunicação Empresarial, com relevância estratégica para o desenvolvimento das mesmas na ESCS e no Sistema de Ensino Nacional, que contribuam para o desenvolvimento científico das áreas, bem como para o incremento continuado da qualidade dos processos de aprendizagem dos alunos;
Promover a mobilidade nacional e internacional de docentes e discentes, no sentido de dotar estas duas comunidades de oportunidades de desenvolvimento das suas capacidades científicas, profissionais, de entendimento e humanas.