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Publicado: 13.05.2025

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Header Soraia Pedroso da Costa

Soraia Pedroso da Costa sempre quis ser jornalista, mas, na Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, encontrou a porta para “um mundo de oportunidades”. Atualmente, tem a sua própria boutique de comunicação.

Soraia Pedroso da Costa fez todo o percurso escolar focada em seguir Jornalismo, no Ensino Superior. Mas, no 12.º ano, um colega de escola mais velho, que já estudava na ESCS, apresentou-lhe a Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE). Após participar num Open Day, percebeu que o curso “abria portas para várias vertentes” da Comunicação e, por isso, não hesitou em candidatar-se.

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Soraia Pedroso da Costa
Soraia Pedroso da Costa é licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.


Ligação ao mercado de trabalho

Soraia chegou à ESCS em 2012. Da sua experiência académica, destaca as aulas de laboratório, nas quais teve contacto “com casos muito parecidos com os reais”, e que dão, aos estudantes, “bases que podemos perfeitamente aplicar no nosso início de carreira”. Para tal, contribui o corpo docente, composto, em parte, por profissionais das áreas que lecionam. “Dão-nos outra visão e acabam por ser uma espécie de nossos mentores”, assegura.

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Soraia Pedroso da Costa
As escsiana destaca a ligação do curso com o mercado de trabalho.

 

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Soraia Pedroso da Costa
Soraia foi convidada da 1.ª edição do evento Hello, PR.

Dez anos após ter terminado o curso, Soraia assume que guarda “um carinho muito grande” pela instituição, regressando sempre que surge a oportunidade, seja em eventos promovidos pelo curso ou como mentora no Programa de Mentoring de RPCE. “Acho que é uma escola muito boa e as pessoas saem daqui muito bem preparadas. Quando eu tenho necessidade de recrutar, tento sempre ir buscar alguém que tenha estudado na ESCS”, assume.

Criar uma boutique de comunicação

No último ano da licenciatura, Soraia decidiu procurar um estágio, para começar a ganhar experiência. “Candidatei-me à TVI e a uma agência de comunicação, a BloomCast Consulting. Fui aceite em ambas, mas optei pela TVI, por ser mais fácil de conciliar com a carga de trabalho do último semestre [do curso]”, lembra. Apesar de ter sido uma “boa experiência”, não era o que a escsiana queria fazer, pelo que cessou funções no término do estágio. Pouco tempo depois, voltou a contactar a BloomCast Consulting e acabou por assinar contrato, tendo ficado oito anos na empresa. “Quando eu entrei, era uma agência pequena. E fiquei lá tanto tempo porque me foi dada oportunidade de crescer. Saí quando achei que estava a começar a ficar estagnada”, conta. Quando começou a pensar em criar o seu próprio negócio, surgiu um cliente da agência que propôs que Soraia trabalhasse com ele como freelancer, o passo que a escsiana precisou para se despedir e começar a trilhar o seu próprio caminho. 2024 foi o ano que marcou o registo oficial da sua marca, uma boutique de comunicação em nome próprio.

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Soraia Pedroso da Costa
Atualmente, Soraia gere a sua própria boutique de comunicação.


Com uma carteira de clientes em crescimento, Soraia está em processo de contratação do/a seu/sua primeiro/a colaborador/a. “Desde o início deste ano, houve um pico de entrada de novos clientes, o que faz com que já não esteja a conseguir segurar tudo sozinha”, explica. Apesar de o foco principal da empresa ser assessoria de imprensa, a escsiana oferece diversos serviços de comunicação. Como tal, estabeleceu parcerias com profissionais de outras áreas, como Design, aos quais recorre sempre que é necessário. “Acredito que temos de ter uma relação muito próxima com os clientes, que é o que nos diferencia. Eu não me vejo como um fornecedor. Sou uma parte da equipa e visto a camisola do meu cliente, para fazer com que ele cresça e que atinja os seus objetivos”, assegura.

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Soraia Pedroso da Costa
A escsiana gosta de ter um contacto próximo com os seus cliente.


Capacidade de organização

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Soraia Pedroso da Costa
A diplomada em RPCE assegura que a ESCS prepara os estudantes para a realidade do mercado de trabalho.

Olhando para trás, Soraia percebe que a ESCS forma profissionais “com muita proatividade e rapidez a executar”. “Nós passamos três anos a reclamar porque o curso é pesado, mas, quando saímos, normalmente, para agência, que é o mais tradicional, também temos de lidar com vários clientes e pedidos ao mesmo tempo. E temos de saber lidar com isso”, explica, complementando que “foi uma das coisas mais relevantes que eu levei”. Acrescenta que se “nota a diferença entre pessoas que saem de outras instituições, na capacidade de organização, de pensar no que é prioritário e organizar o dia”. Para além disso, a escsiana destaca, ainda, as amizades que fez com colegas de todos os cursos e que a têm acompanhado ao longo do tempo.

 

 

Por fim, desafiámos Soraia Pedroso da Costa a responder a uma espécie de Questionário de Proust:

Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.
O meu telemóvel.

Uma cidade ou um país.
Roma.

Uma música ou uma banda.
Coldplay.

Um filme ou um realizador.
Uma saga: Harry Potter.

Um livro ou um escritor.
Dan Brown.

Uma série.
Suits.

Uma referência profissional.
A pessoa que me acompanhou este tempo todo e que sempre apostou em mim: Rodolfo Oliveira, Managing Partner da BloomCast Consulting. E o Tomás Mendes dos Santos, escsiano, uma pessoa inspiradora nos projetos que cria e um grande amigo meu.

Quando for grande, quero ser.
Quero que a minha agência cresça, mas sem nunca perder os objetivos e os valores essenciais que me fizeram criá-la.


No vídeo abaixo, Soraia Pedroso da Costa fala sobre as mais-valias de ter estudado na ESCS e como a formação académica contribuiu para o seu percurso:


Texto, fotografias e vídeo: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)