Publicado: 22.09.2025
Unidades Curriculares Piloto integram Inteligência Artificial no ensino, no âmbito do projeto europeu AI-HED.
A ESCS deu início, este semestre, à implementação das Unidades Curriculares Piloto (Pilot Courses), no âmbito do projeto europeu Artificial Intelligence in Higher Education Teaching and Learning (AI-HED), cofinanciado pela Comissão Europeia, através do programa Erasmus+.
Estas Unidades Curriculares têm como objetivo promover a inovação pedagógica, integrando a Inteligência Artificial (IA) nos processos de Ensino e Aprendizagem de forma crítica, responsável e orientada para o futuro.
Os docentes da ESCS envolvidos no projeto AI-HED — Tatiana Nunes, Fernanda Bonacho, Inês Veiga, Filipe Montargil, António Azevedo, João Ferreira, Vera Moutinho e Vanessa Andrade — participaram, em maio de 2025, numa formação realizada em Viena, Áustria, focada na preparação de Unidades Curriculares com recurso a ferramentas de IA.

O que são os Pilot Courses?
Os Pilot Courses são Unidades Curriculares já existentes que foram adaptadas para incluir ferramentas de IA em momentos-chave, desde a criação de conteúdos e feedback personalizado até à colaboração em grupo e novos formatos de avaliação.
A sua implementação é acompanhada por um protocolo comum de monitorização e avaliação, aplicado pelas quatro instituições parceiras do projeto:
• Amsterdam University of Applied Sciences (Países Baixos);
• University of Applied Sciences BFI Vienna (Áustria);
• Polytechnic University of Lisbon – ESCS (Portugal);
• University of Zagreb, Faculty of Organization and Informatics (Croácia).
As Unidades Curriculares Piloto na ESCS
Na ESCS, foram selecionadas oito Unidades Curriculares Piloto, representando diferentes áreas de formação:
• Ateliê de Jornalismo Multiplataforma (Licenciatura em Jornalismo);
• Integrated Communication Laboratory (Erasmus+);
• Teorias e Técnicas de Relações Públicas (Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial);
• Comunicação com os Colaboradores (Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial);
• Narrativas e Guião para Jornalismo (Licenciatura em Jornalismo);
• Seminário de Projeto em Jornalismo (Mestrado em Jornalismo);
• Estratégias de Gaming em Relações Públicas (Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial);
• Seminário de Projeto em Audiovisual e Multimédia (Mestrado em Audiovisual e Multimédia).
Em cada uma destas UC, docentes e estudantes vão testar o potencial da IA para enriquecer metodologias de trabalho, estimular o pensamento crítico e abrir espaço para novas formas de interação, produção e partilha de conhecimento.
AI-HED a nível europeu
No total, estão a decorrer, durante este semestre, 24 Unidades Curriculares Piloto, envolvendo mais de 30 docentes e cerca de 800 estudantes de toda a rede europeia.
No final dos Pilot Courses, serão partilhados resultados, boas-práticas e recomendações, que visam apoiar outras instituições de Ensino Superior na integração crítica e responsável da IA no processo de Ensino e Aprendizagem.
Mais informações no site do projeto AI-HED: ai-hed.eu e na página de LinkedIn do projeto: https://www.linkedin.com/company/ai-hed/
"Artificial Intelligence in Higher Education Teaching and Learning" (AI-HED)
Erasmus+ Strategic Partnership (KA2)
Código do Projeto: 2024-1-NL01-KA220-HED-000248874
Duração: 24 meses (1 setembro 2025 – 31 agosto 2026)
4 Instituições de Ensino Superior: Amsterdam University of Applied Sciences; University of Applied Sciences BFI Vienna; School of Communication and Media Studies, Polytechnic University of Lisbon; University of Zagreb, Faculty of Organization and Informatics.
Texto gentilmente cedido pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografia gentilmente cedida pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes