Narrativas e Guião para Jornalismo

Docente responsável
Docentes que lecionam
Objetivos

A Escrita é um instrumento essencial à construção de modelos de guião adaptados a vários conteúdos e formatos. Através do estudo e análise crítica de numerosos exemplos, pretende-se proporcionar aos alunos o contacto direto com estes modelos e desenvolver, através de casos práticos, as técnicas de guionismo e a compreensão da narrativa jornalística em multiplataformas. Ao analisar a reconceptualização das narrativas nos diferentes suportes e refletir sobre os novos processos de criação de sentido, pretende-se experienciar processos narrativos multimédia e fomentar a transdisciplinariedade na construção de conteúdos jornalísticos transmédia.

No final da unidade curricular, o aluno deverá:
1. Reconhecer a importância da escrita e da evolução da linguagem para a construção de um guião, tendo em conta as especificidades da narrativa jornalística.
2. Compreender a importância da ideia como ponto de partida para as várias etapas do guião, passando pela sinopse, desenvolvimento/tratamento e regras da construção da estrutura.
3. Refletir e discutir os processos de escrita da narrativa hipertextual e da imersão hipermédia.
4. Analisar, experienciar e produzir narrativas transmédias e tendo em conta os seus níveis múltiplos de significação.
5. Ter a capacidade de construir guiões para diferentes formatos jornalísticos.