Passar para o conteúdo principal

Publicado: 18.09.2025


No arranque do ano letivo 2025/2026, a ESCS deu as boas-vindas aos novos estudantes de licenciatura, mestrado e pós-graduação.

A 15 de setembro, data que marcou o início do ano letivo, a ESCS abriu as portas do Auditório Vítor Macieira, para acolher os novos estudantes de licenciatura, colocados através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), bem como os de mestrado e de pós-graduação. 

 

Licenciaturas

André Sendin, Presidente da ESCS
André Sendin, Presidente da ESCS

Na sessão de abertura das Licenciaturas, intervieram o Presidente da ESCS, Prof. Doutor André Sendin, o Presidente do Politécnico de Lisboa (IPL), Prof. Doutor António Belo, o Presidente da Associação de Estudantes da ESCS (AE ESCS), Luís Fernandes, e a Presidente da ESCS Alumni, Carolina Martins. Seguiu-se a apresentação dos cursos, pelas coordenações, e dos Serviços de Ação Social, pelo Prof. Doutor João Lobato, administrador do SAS-IPL

Foi com entusiasmo que o Presidente da ESCS deu as boas-vindas aos alunos do 1.º ano, encorajando os estudantes recém-chegados a envolverem-se nas atividades extracurriculares, nomeadamente os vários núcleos e projetos da Escola, bem como iniciativas de voluntariado e o programa de mentoria MENTori@IPL.  O convite estendeu-se à participação nos órgãos de governo, nos quais os estudantes têm assento e voz, como o Conselho de Representantes e o Conselho Pedagógico.

O Prof. Doutor André Sendin passou, depois, o testemunho às coordenações de curso, que também dirigiram algumas palavras aos novos estudantes. As docentes Susana Araújo (Audiovisual e Multimédia), Fátima Lopes Cardoso (Jornalismo), Helena Figueiredo Pina e Cláudia Silvestre (Publicidade e Marketing) e Tatiana Nunes (Relações Públicas e Comunicação Empresarial) foram consensuais ao afirmarem que os jovens fizeram a escolha certa ao optarem pela ESCS para estudar Comunicação. As professoras incentivaram, ainda, ao envolvimento dos alunos na vida académica da Escola, tirando, assim, partido das atividades extracurriculares que a instituição promove e dos programas de mobilidade internacional, como o Erasmus+

Coordenações Licenciatura
Em cima: Susana Araújo (à esq.) e Fátima Lopes Cardoso (à dir.). Em baixo: Helena Figueiredo Pina e Cláudia Silvestre (à esq.) e Tatiana Nunes (à dir.)

 

A sessão contou, ainda, com o debate “Do Campus ao Mercado: o Futuro depois da ESCS”, moderado por Sofia Bayó Fernandes (alumna de Jornalismo), e protagonizado por quatro antigos estudantes da Escola: em representação do curso de Audiovisual e Multimédia, Diogo Coito Rodrigues (Realizador, na extra cheese); de Jornalismo, Madalena Sales (Jornalista e Pivot, no canal Now); de Publicidade e Marketing, José Cerqueira (Founder & Executive Creative Director, na Unlock Brands); e Rita Góis (Events Management & Public Relations and Corporate Communication, na Ciência Viva), de Relações Públicas e Comunicação Empresarial.

Debate
Debate: “Do Campus ao Mercado: o Futuro depois da ESCS”


Mestrados e Pós-graduações

Na sessão da tarde, dirigida aos estudantes dos cursos de mestrado e de pós-graduação, voltou-se a contar com a presença do Presidente da ESCS, do Presidente do IPL, do Presidente da AE ESCS e das coordenações de curso. A abrir a sessão, o Prof. Doutor André Sendin fez aos alunos a seguinte pergunta: “O que querem fazer do vosso mestrado e pós-graduação?”, aconselhando-os: “Façam algo que vos dê gozo, mas que também acrescente conhecimento”. Por sua vez, o Prof. Doutor António Belo reforçou o apelo quanto à participação dos estudantes na Investigação levada a cabo na ESCS, nomeadamente através do LIACOM (Laboratório de Investigação Aplicada em Comunicação e Média), a unidade de I&D da Escola.

À semelhança da sessão matutina, os coordenadores e subcoordenadores dos cursos de mestrado e de pós-graduação dirigiram-se aos novos estudantes. Os docentes Filipe Montargil (Mestrado em Audiovisual e Multimédia), Fernanda Bonacho (Mestrado em Jornalismo), Ana Teresa Machado (Mestrado em Publicidade e Marketing), Sandra Pereira (Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas), Alexandra David (Pós-Graduação em Branding e Content Marketing), Fábio Lima (Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica), Jorge Trindade (Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo) encorajaram o empenho dos alunos, com vista ao desenvolvimento de competências práticas e teóricas, bem como de um olhar crítico, que certamente os distinguirá em termos profissionais e pessoais.

Coordenação Mestrados e Pós-graduação.
Em cima: Filipe Montargil, Fernanda Bonacho, Ana Teresa Machado e Sandra Pereira.
Em baixo: Alexandra David, Fábio Lima e Jorge Trindade.


Após a apresentação dos cursos, a Prof.ª Doutora Ana Santos-Carvalho (Docente e Investigadora da Universidade de Coimbra e Presidente da Rede SciComPt) ministrou a masterclass “A importância da iniciação científica dos jovens na investigação e na construção de pontes entre ciência e sociedade”, que visou reforçar a relevância do envolvimento dos estudantes em projetos de Investigação e em iniciativas de Comunicação de Ciência. Durante a sua exposição, a oradora convidada levou a plateia a reflertir sobre a importância da colaboração e do diálogo enquanto ferramentas de ligação entre o conhecimento científico e a sociedade.

Masterclass: “A importância da iniciação científica dos jovens na investigação e na construção de pontes entre ciência e sociedade”.
Masterclass: “A importância da iniciação científica dos jovens na investigação e na construção de pontes entre ciência e sociedade”

 

Álbum de fotografias disponível no Flickr.


Erasmus+

Em jeito de nota, é, ainda, de referir que, na tarde do mesmo dia, a ESCS recebeu cerca de 80 estudantes incoming (Erasmus+), numa sessão de acolhimento, organizada pelo Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA), que contou com a presença da Prof.ª Doutora Carla Medeiros, uma das coordenadoras institucionais dos programas de mobilidade internacional na ESCS, e com as psicólogas Dr.ª Leonor Domingos e Dr.ª Vivienne Mourão do Rosário, dos Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE-ESCS). 

Sessão de Acolhimento Erasmus+.
No início do ano letivo 2025/2026, a ESCS recebe cerca de 80 estudantes incoming.

Texto e Fotografias: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)