Publicado: 06.05.2025
A Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, o Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas e a Secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional organizaram a 3.ª edição do I LOVE PR.
A Secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO) e as coordenações da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) e do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas (GERP) promoveram, no passado dia 23 de abril, a 3.ª edição do I LOVE PR.
Com uma agenda preenchida, o evento, integralmente dedicado às Relações Públicas (RP), contou com três momentos pensados para corresponder às necessidades não só dos estudantes e alumni de RPCE, mas também de todos os profissionais do setor das RP.

O dia iniciou-se com o RP à 1.ª Vista, durante o qual os finalistas de RPCE tiveram a oportunidade de se apresentar a um conjunto de 22 organizações que atuam em diversos setores de atividade. Durante o pitch, os estudantes deram a conhecer o seu percurso e partilharam as suas perspetivas para o futuro, tendo, depois, recebido feedback, por parte daquelas empresas. Os alunos puderam, ainda, colocar questões sobre as profissões da Comunicação, oportunidade essa que se revelou ainda mais especial, pois muitos dos representantes das organizações eram alumni de RPCE.

Em paralelo, em seis espaços distintos da Escola, decorreram sessões de promoção do desenvolvimento cultural, pessoal e profissional dos estudantes de RPCE, intituladas “Diz-me que estás a falar de RP, sem me dizeres que estás a falar de RP”.
Os mais de 120 alunos presentes puderam, assim, escolher participar numa das sessões: “À conversa com uma Deputada: Política em Portugal e no Mundo?”, dinamizada por Andreia Bernardo (Deputada à Assembleia da República); “O que define o verdadeiro sucesso? Equilíbrio e saúde mental no ensino superior”, com Bruno Almeida (Psicólogo na equipa SAPE-IPL (Serviços de Apoio Educativo e Psicológico) e Formador) e Leonor Domingos (Psicóloga na equipa SAPE-IPL (Serviços de Apoio Educativo e Psicológico), Investigadora na equipa Aventura Social Associação e Artista Independente); “Carreiras Internacionais: oportunidades e desafios”, conduzida por Daria Shumskaya (Associate Programme Officer, United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC)); “Relaciono-me, logo existo”, por Rui Nunes da Silva (Presidente do Instituto Padre António Vieira); “Ciência na Primeira Pessoa: Afinal, o que é o cancro?”, com Sérgio Dias (Group Leader do recém-criado GIMM (Gulbenkian Institute for Molecular Medicine) e Professor Associado Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa); e “Empreendedorismo e Negócios em Portugal”, orientada por Tocha (Investidor e Empreendedor).
No fim do dia, decorreram as tradicionais PR TALKS, dedicadas ao tema “Navegar na incerteza: o papel das RP nas organizações e na sociedade”. A conversa, moderada por Sara Santos e Francisco Gualdino, finalistas de RPCE, contou com participação de três oradores convidados, todos alumni de RPCE: José Faria Machado (Gestor de Comunicação, Bayer), Pedro Rio (Media Relations Senior Manager, Jerónimo Martins) e Sandra Machado (Corporate Communications, Media Relations, Crisis Communications Manager, Euronext).






Nesta conversa, os convidados partilharam experiências sobre a gestão de crise em diferentes contextos e setores, com exemplos práticos decorrentes da pandemia Covid-19, da guerra na Ucrânia, entre outros. Foram, também, abordadas as competências que um profissional de RP deve ir adquirindo ao longo da carreira, com o objetivo de fazer face a períodos de incerteza, a fim de gerir, de forma estratégica, a comunicação, bem como equipas multidisciplinares. O Auditório Vítor Macieira, repleto de estudantes, docentes e alumni, colocou várias questões e dúvidas ao painel de convidados, os quais tiveram a oportunidade de deixar recomendações e sugestões comuns aos vários setores de atividade.

O I LOVE PR 2025 terminou com um Get Together, um momento de convívio informal, durante o qual estudantes, docentes, alumni e profissionais puderam conviver, trocar experiências e aproveitar a música, que esteve a cargo de Tiago Líbano Monteiro, estudante do 3.º ano de RPCE.

Por fim, é importante destacar que a organização do evento contou com um grupo de mais de 20 alunos voluntários que puderam colocar em prática ensinamentos trazidos da sala de aula, complementados pela experiência real da organização, gestão e preparação da 3.ª edição do I LOVE PR.
Texto gentilmente cedido pela organização do I LOVE PR e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom)
Fotografias: organização do I LOVE PR