Publicado: 17.05.2021

Em 2021, o projeto HEDCOM contou com a participação de sete estudantes finalistas de RPCE, em representação da ESCS.

A ESCS foi, uma vez mais, a única instituição de ensino a representar Portugal no HEDCOM (Higher Education Diploma in Communication), uma iniciativa promovida pelo Grupo de Trabalho “Communications” da BUSINET (Global Business Education Network).

A apresentação final dos trabalhos, subordinados ao tema "O Turismo na Era Pós-Pandémica", decorreu, no passado dia 26 de abril, em formato online, devido ao contexto pandémico, e teve a participação de sete estudantes do 3.ª ano do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Ana Margarida Patinho, Beatriz Querido, Inês Rovisco Silva, Joana Fernandes, Márcia Ramada, Mariana Torgal e Rafael Vidas foram distribuídos por quatro grupos compostos por estudantes de todas as partes do mundo, fomentando, assim, o espírito internacional que caracteriza a iniciativa. Os alunos contaram com a orientação da Prof.ª Doutora Ana Raposo, coordenadora do curso. Joana Fernandes e Rafael Vidas integraram a equipa vencedora deste ano.

Vencedores Hedcom 2021
A equipa vencedora do HEDCOM 2021, da qual fazem parte os escsianos Joana Fernandes e Rafael Vidas.
Imagem gentilmente cedida pela Prof.ª Doutora Ana Raposo

Para além do desafio proposto, os participantes tiveram, ainda, de gerir os obstáculos inerentes à realização de um projeto desenvolvido à distância, como a coordenação de horários, métodos de trabalho e o entendimento dos diferentes sotaques existentes em cada grupo, dado que os alunos falavam inglês entre si. No total, participaram seis equipas de seis instituições de Ensino Superior (ESCS, NHL Stenden - Thorbecke Academy, Haagse Hogeschool Den Haag, PXL Hasselt, Howest Kortrijk e Thomas More Mechelen), perfazendo 40 estudantes provenientes de Portugal, Países Baixos, Portugal, Espanha, Bélgica, Alemanha, Itália e África do Sul.

Comitiva portuguesa
A comitiva portuguesa do HEDCOM 2021 foi composta por sete estudantes de RPCE.
Imagem gentilmente cedida pela Prof.ª Doutora Ana Raposo.

A experiência, pelas palavras dos estudantes

O HEDCOM foi mais uma experiência enriquecedora proporcionada pela licenciatura em RPCE. Foi interessante trabalhar mais a sério a parte da investigação e trocar conhecimentos com pessoas de outros países!
Ana Margarida Patinho

Foi uma experiência diferente, num momento em que as saudades de viajar já apertam. Foi muito giro conhecer outras pessoas e outras realidades, mesmo que pelo computador!
Beatriz Querido

O HEDCOM foi uma experiência enriquecedora. Sem dúvida, um marco importante para o meu percurso académico. Possibilitou-me interagir com diferentes culturas e diferentes métodos de trabalho, o que me desafiou bastante, mesmo nos moldes a que fomos sujeitos. O online abriu-nos fronteiras!
Inês Rovisco Silva

Considero que o HEDCOM 2021 teve um impacto muito positivo no nosso percurso académico. Além da troca de aprendizagens entre diferentes nacionalidades, superou as expetativas iniciais de que não seria possível criar amizades à distância!
Joana Fernandes

Um projeto que proporciona uma experiência inestimável para todos os alunos que pretendam dar forma às suas ideias e passar da teoria à prática.
Márcia Ramada

O HEDCOM foi uma experiência muito relevante no meu percurso académico. Tenho a certeza de que não me vou esquecer deste desafio, que me possibilitou interagir, debater e trabalhar com estudantes de vários cantos da Europa.
Mariana Torgal

Eu acredito que é a nossa capacidade de nos comprometermos com novos desafios que nos pode mudar a vida. Este projeto, certamente, mudou a minha, profissional e pessoalmente, visto que não só ganhámos algum reconhecimento internacional, como fizemos amigos que, de outra forma, nunca teríamos conhecido.
Rafael Vidas

Veja, abaixo, a apresentação do trabalho vencedor:

TEXTO: gentilmente cedido pela Prof.ª Doutora Ana Raposo e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).
IMAGENS: gentilmente cedidas pela Prof.ª Doutora Ana Raposo.