Publicado: 22.04.2016

Dois ex-alunos da ESCS receberam uma Medalha de Prata de Valor e Distinção, nas comemorações do 30.º aniversário do Instituto Politécnico de Lisboa.

As comemorações do 30.º aniversário do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) tomaram, como palco, o auditório da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), no passado dia 20 de abril. No evento, dois ex-alunos da ESCS foram galardoados com a Medalha de Prata de Valor e Distinção, atribuída a estudantes do IPL que, de alguma forma, se notabilizaram pelo seu percurso académico e profissional.

João de Almeida Dias, licenciado em Jornalismo, foi distinguido devido ao portefólio que tem construído ao longo da sua carreira. João concluiu o curso em 2012, mas começou  o seu caminho profissional ainda durante a licenciatura. Escreveu reportagens, difundidas em publicações nacionais (como o Público ou o Expresso) e internacionais (de entre as quais, o The Guardian e o New Statesman), e viu, no início deste ano, o seu trabalho galardoado com o primeiro prémio Jornalismo Direitos Humanos & Integração, da UNESCO, na categoria de Imprensa Escrita, com a reportagem “Enquanto resistem, não esperam surpresas”, entre outros prémios. O jovem, que fez parte da atividade extracurricular 8.ª Colina, enquanto estudante, já tinha ganho, em 2012, o Prémio Dignitas na categoria de Jornalismo Universitário, com a reportagem “Beats fortes num corpo fraco”. João colabora, desde 2015, com o Observador.

A Prof.ª Doutora Anabela de Sousa Lopes, Vice-Presidente da ESCS entregou a medalha a João de Almeida Dias.

Leonor Teles, mestre em Audiovisual e Multimédia e licenciada em Cinema pela ESTC, também subiu ao palco. A ex-aluna ganhou, este ano, o Urso de Ouro da Berlinale Shorts, a competição de curtas-metragens inserida no Festival Internacional de Cinema de Berlim, com o filme “Balada de um batráquio”, tornando-se, assim, na mais jovem realizadora de sempre a ser premiada por este festival. O filme venceu, mais recentemente, o prémio de melhor curta-metragem no Festival de Cinema de Hong Kong. Como aluna da ESCS, Leonor ganhou a categoria 30 minutos da 3.ª edição dos Prémios Tripla, com a curta-metragem “Línguas de gato”, da qual é coautora.

O Presidente da ESCS, Prof. Doutor Jorge Veríssimo, entregou a medalha a Leonor Teles.