Publicado: 22.02.2016

Leonor Teles, mestre em Audiovisual e Multimédia, é a realizadora mais jovem de sempre a receber um Urso de Ouro, no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

No passado sábado, dia 20 de fevereiro, Leonor Teles ganhou o Urso de Ouro da Berlinale Shorts, a competição de curtas-metragens inserida no Festival Internacional de Cinema de Berlim, com o filme “Balada de um batráquio”. Leonor tornou-se, assim, na mais jovem realizadora de sempre a ser distinguida pelo festival alemão.

Leonor Teles é mestre em Audiovisual e Multimédia, tendo apresentado o seu trabalho de projeto, em dezembro do ano passado, intitulado “Limites no Cruzamento de Géneros: Documentário e Ficção”. Antes de ingressar no mestrado da ESCS, licenciou-se em Cinema, também no Instituto Politécnico de Lisboa, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Como aluna da ESCS, Leonor participou na 3.ª edição dos Prémios Tripla, tendo ganho a categoria de 30 minutos, com a curta-metragem "Línguas de gato", da qual é coautora.

Leonor Teles é a mais jovem realizadora de sempre a ganhar um Urso de Ouro no Festival de Berlim.

A curta-metragem, que teve estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Berlim, aborda e tenta combater a xenofobia, para com a etnia cigana, através da questão do uso de sapos de cerâmica à porta de casas e estabelecimentos públicos, de forma a evitar a entrada de pessoas desta etnia. Ao receber o prémio, a ex-aluna, que tem descendência cigana por parte do pai, refere, com humor, que nunca pensou “que um filme tão parvo pudesse ganhar um prémio como este”.

A escsiana foi convidada da rubrica Panorâmica, do E2, em março de 2014. Vê ou revê, no vídeo abaixo, a entrevista, a partir do minuto 14:40: