Publicado: 08.01.2016

Publicado: 08/01/2016

O escsiano João de Almeida Dias foi distinguido com o primeiro prémio Jornalismo Direitos Humanos & Integração, da UNESCO, na categoria de Imprensa Escrita.

João de Almeida Dias, licenciado em Jornalismo, foi dintinguido com o primeiro prémio Jornalismo Direitos Humanos & Integração, da UNESCO, na categoria de Imprensa Escrita, com a reportagem “Enquanto resistem, não esperam surpresas”, publicada no Observador a 20 de dezembro de 2014.

O artigo havia já sido destacado, internacionalmente, com o prémio Belarus in Focus, um dos mais prestigiados da Bielorrúsia, e retrata o regime controverso de Aleksandr Lukashenko, presidente do país desde 1994, através dos testemunhos de pessoas afetadas pelas suas medidas ditatoriais.

O ex-aluno confessa que ficou “muito contente” com esta distinção e que não esperava conquistar o primeiro lugar.

[Fotografia] João de Almeida Dias é licenciado em Jornalismo.

O percurso

João começou o seu percurso profissional durante a licenciatura. No segundo ano, partiu para a Bulgária, onde teve uma experiência de Erasmus, na Universidade de Sófia. O ex-aluno explicou a sua opção, “primeiro, porque achava que viver num país como aquele seria uma experiência ímpar (e foi) e, depois, porque estaria perto da Grécia e da Turquia, que são dois países bastante importantes na agenda mediática”. No decorrer das viagens, João foi escrevendo reportagens que tentou, depois, publicar em jornais portugueses. Ainda na Escola, colaborou no núcleo 8ª Colina, chegando a dirigi-lo, e ganhou, em 2012, o Prémio Dignitas, na categoria de Jornalismo Universitário, com a reportagem “Beats fortes num corpo fraco”.

Após terminar o curso, o escsiano estagiou na secção Internacional do Público, trabalhando, depois, como freelancer. De agosto de 2013 a agosto de 2014, exerceu funções de jornalista na trilogia “As Mil e Uma Noites”, do realizador Miguel Gomes, tendo o seu trabalho consistido “em pesquisar e escrever reportagens para o site [do projeto], sendo que algumas serviram de inspiração ao filme”. De volta ao estatuto de freelancer, viajou para a Bielorrúsia, onde conseguiu concretizar a premiada reportagem, há muito idealizada pelo ex-aluno. O escsiano colabora, desde 2015, com o Observador.

Um portefólio de relevo

Apesar da curta carreira, João de Almeida Dias conta com um portefólio recheado de trabalhos a nível nacional e internacional. Lá fora, o jovem teve oportunidade de escrever em países como a Itália, a Turquia ou a Sérvia, e viu reportagens suas serem difundidas em publicações como o Público, o Expresso, o New Statesman, o The Guardian e o Index on Censorship.

Apesar de há muito ter como objetivo trabalhar em jornalismo, João confessa que foi na ESCS que percebeu que queria trabalhar em reportagem de imprensa. Em relação à Escola, o escsiano costuma “dizer que o ensino é tão bom quanto quisermos aproveitá-lo”. O ex-aluno defende que “é importante apanhar todas as oportunidades [que a Escola oferece] e usá-las bem”, com vista à criação de um portefólio que possa ser usado aquando da entrada no mercado de trabalho.

Fotografia da autoria de Michael M. Matias.