Passar para o conteúdo principal

Publicado: 21.11.2019

Uma turma de estudantes da Escola Secundária José Gomes Ferreira integra o projeto de investigação Academia da Leitura do Mundo: a Comunicação, o Jornalismo e Eu.

No passado dia 18 de novembro, a ESCS recebeu a visita de uma turma de Ciências Socioeconómicas da Escola Secundária José Gomes Ferreira, de Benfica. Os alunos assistiram à sessão de lançamento do projeto de investigação “Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu”, do qual aquela escola é parceira. Enquanto grupo de intervenção do projeto, selecionado para a Academia de Lisboa, todos os alunos responderam a um inquérito que antecede a agenda de atividade planeada.

O projeto foi um dos vencedores da segunda edição do concurso Academias Gulbenkian do Conhecimento, tem o Instituto Politécnico de Lisboa e Escola Superior de Comunicação como promotores e é coordenado pela Prof.ª Doutora Fernanda Bonacho.  As instituições de ensino superior envolvidas no projeto incluem ainda a Universidade do Algarve, Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico de Tomar e Universidade da Beira Interior. Esta Academia da Leitura do Mundo pretende dotar os jovens entre os 14 e os 25 anos de ferramentas para descodificar as notícias, questionar o consumo passivo de informação e estimular uma postura crítica e construtiva adequada aos desafios da cultura noticiosa e mediática contemporânea. Os estudantes envolvidos na Academia em Lisboa serão acompanhados por uma equipa multidisciplinar composta por docentes, investigadores e especialistas em comunicação e jornalismo da ESCS.

No seu discurso de boas-vindas, o Presidente da Escola, Prof. Doutor André Sendin, destacou a importância da  literacia mediática (uma das áreas abordadas neste projeto), no sentido de “preparar as novas gerações para saberem ler, ter sentido crítico” e “capacidade de triar as informações” difundidas pelos meios de comunicação. “Espero que tenham vontade de aprender”, disse, incentivando os alunos a envolverem-se “com paixão” na iniciativa.

Por seu lado, a Prof.ª Doutora Fernanda Bonacho explicou que esta Academia consiste numa “rede a nível nacional, com parcerias estabelecidas entre instituições de ensino superior e secundário, e investigadores e especialistas da área da comunicação e do jornalismo”. O projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de “três competências, nomeadamente, a comunicação, o espírito crítico e a auto-regulação”. A equipa de investigadores e especialistas acredita que estas competências são “essenciais para qualquer área que os jovens alunos escolham para futuro académico ou profissional”. No fim da sessão, a docente lançou um desafio aos alunos presentes: a possível criação de um jornal multimédia de turma ou de escola. Para tal, convidou os alunos a pensarem, até à próxima sessão, nas temáticas que gostariam de ver trabalhadas e nas histórias que gostariam de contar. Um dos objetivos será realizar um concurso entre os trabalhos desenvolvidos pelas sete Academias de Leitura a nível nacional e encontrar um vencedor que poderá ver a sua história num órgão de comunicação social nacional.