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Publicado: 15.05.2018

A ESCS acolheu a primeira edição das Media Talks, uma iniciativa dos cursos de Relações Públicas e de Jornalismo dedicada ao tema “Comunicar (com) Liberdade & Responsabilidade”.

No âmbito da iniciativa 7 Dias com os Media, promovida pelo Grupo Informal sobre Literacia para os Media, que desafia a sociedade a refletir sobre o lugar que, hoje, os media e as redes sociais ocupam no quotidiano, os cursos de Relações Públicas e de Jornalismo, da ESCS, organizaram, no dia 2 de maio, a primeira edição das Media Talks.

A iniciativa, que contou com o apoio da DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) e da Plataforma Portuguesa das ONGD, foi dedicada ao tema “Comunicar (com) Liberdade & Responsabilidade”.

O programa das Media Talks foi composto por um conjunto de quatro workshops promovidos pelos parceiros da iniciativa, a saber:

Workshop 1: “Sociedade Civil e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (por Rita Leote e Pedro Cruz, da Plataforma Portuguesa das ONG)

Workshop 2: “Consumo (jovem) responsável” (por Graça Cabral e Fernanda Santos, da DECO)

Workshop 3: “Liberdade de Informação e Liberdade de Expressão” (por Mafalda Eiró-Gomes e Maria José Mata, docentes da ESCS)

Workshop 4: “Literacia Mediática” (por Fernanda Bonacho e Ana Raposo, docentes da ESCS)

No final, houve lugar para uma sessão de reflexão sobre as conclusões dos workshops.

Os trabalhos encerraram com a conferência, proferida pelo Prof. Doutor Diogo Pires Aurélio, Doutor em Filosofia Moderna, pela Universidade Nova de Lisboa, subordinada ao tema “A verdade dos factos na era da pós-verdade”. Nove anos passados sobre a sua primeira vinda à ESCS, a propósito de uma iniciativa levada a cabo pela secção de RPCO (Relações Públicas e Comunicação Organizacional), no âmbito das comemorações do Dia da Liberdade de Imprensa, Diogo Aurélio Pires regressou à Escola para discutir de que forma a aceleração permitida pelos novos media “tende a diluir os factos na corrente imparável das opiniões, factos estes que se tornam num elemento retórico no discurso estratégico e na ação”.

Num momento em que conceitos como “fake-news” ou “post-truth” invadem o quotidiano, as Media Talks assumiram-se como uma oportunidade para jornalistas, jovens profissionais de comunicação e estudantes refletirem sobre a forma de garantir o acesso informado e responsável à informação. Por outro lado, a iniciativa permitiu, também, conhecer as motivações das novas gerações de consumidores, através da aproximação das organizações da Sociedade Civil aos interesses daqueles que começam, hoje, a construir o mundo da informação e a comunicação do futuro.

TEXTO: gentilmente cedido pela organização das Media Talks e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).

FOTOGRAFIA: gentilmente cedidas pela organização das Media Talks.