Passar para o conteúdo principal

Publicado: 22.01.2026

Professora Fernanda Bonacho


Fernanda Bonacho, docente da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e titular da Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania da ESCS do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), foi eleita para o MIL Alliance Global Board – Conselho Geral da Aliança Global da UNESCO para a Literacia Mediática.

O anúncio foi feito no passado dia 18 de janeiro, no âmbito das eleições recentemente concluídas pela MIL Alliance, em articulação com a UNESCO. A docente da ESCS-IPL e investigadora do LIACOM passa a integrar o Conselho na categoria de Academic and Research Representative, sendo uma das três representantes do Academic and Research Chapter, secção responsável pela promoção da investigação e do trabalho académico em Literacia Mediática e da Informação (Media and Information Literacy – MIL).

A nomeação representa um reconhecimento internacional do percurso académico e científico da docente Fernanda Bonacho nesta área, constituindo igualmente uma oportunidade estratégica para reforçar a presença e o contributo da ESCS-IPL e de Portugal no panorama internacional da literacia mediática, em colaboração com especialistas e instituições de referência a nível global.

“Num momento em que a ação coletiva é mais necessária do que nunca, este tipo de cooperação internacional e estratégica revela-se fundamental. Conto contribuir ativamente e dar o meu melhor”, escreveu Fernanda Bonacho na sua página de LinkedIn, agradecendo a “confiança” dos membros da MIL Alliance.

A Comissão Nacional da UNESCO considera esta eleição “um reconhecimento do seu percurso e do seu contributo para a Literacia Mediática, representando igualmente uma oportunidade relevante para reforçar a presença de Portugal no panorama internacional desta área”.

Enquanto membro do MIL Alliance Global Board, Fernanda Bonacho irá participar na definição da orientação estratégica e na governação da Aliança, em estreita articulação com os restantes membros do Conselho e com a UNESCO, com o objetivo de promover e fortalecer políticas, investigação e práticas de excelência em literacia mediática e informacional à escala global. A primeira reunião do novo Global Board está agendada para 11 de fevereiro de 2026, marcando o início oficial do mandato.

A MIL Alliance é uma rede internacional da UNESCO que reúne centenas de organizações e especialistas empenhados na promoção da literacia mediática em todo o mundo. O seu Global Board é o principal órgão de decisão e coordenação da Aliança, sendo responsável pela definição de prioridades estratégicas globais.

Fernanda Bonacho é também coordenadora do Mestrado em Jornalismo da ESCS, tendo desenvolvido um percurso académico consistente nas áreas do jornalismo, da educação para os media e da literacia mediática, contribuindo de forma significativa para a projeção nacional e internacional da instituição. Esta eleição reforça o posicionamento da ESCS-IPL como uma instituição de referência no ensino, investigação e intervenção na área da comunicação e dos media, alinhada com os desafios contemporâneos da informação, da cidadania e da democracia.


Texto e Fotografia da autoria de Serviço de Comunicação (Gabcom).