Publicado: 22.04.2025
O LIACOM, unidade de investigação da ESCS, foi acreditado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
O recém-criado Laboratório de Investigação Aplicada em Comunicação e Média (LIACOM) foi acreditado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para o quadriénio 2025-2029, tendo obtido a classificação de Bom.
Desta forma, o LIACOM reforça a sua posição enquanto centro de investigação emergente na área das Ciências da Comunicação, com uma clara vocação para a inovação, a colaboração interprofissional e o impacto social.

A acreditação permite, agora, ao LIACOM obter financiamento da FCT, representando um passo importante para o fortalecimento e desenvolvimento da unidade de investigação da ESCS. Os fundos atribuídos serão fundamentais não só para dar continuidade aos projetos em curso, mas também para iniciar outros tantos alinhados com os objetivos estratégicos do centro.
Entre os principais objetivos do LIACOM, destacam-se: a criação de observatórios nas áreas da Comunicação Estratégica e do Consumo; o desenvolvimento de um laboratório dedicado às tendências jornalísticas; a consolidação de uma estrutura de investigação orientada por uma abordagem multidisciplinar; e o reforço da ligação com o setor profissional e com a comunidade internacional. É, ainda, de destacar que uma das metas a alcançar pelo centro passa pela implementação de um programa de doutoramento, que promoverá a formação avançada e o desenvolvimento de carreiras científicas.
Leia o nota do Diretor do LIACOM, Prof. Doutor Jorge Veríssimo, em reação à acreditação do LIACOM pela FCT:
A ESCS é uma instituição de referência a nível nacional e a existência de um centro de investigação acreditado pela FCT acrescenta valor à marca da Escola, mas também ao Politécnico de Lisboa (IPL).
Esta acreditação legitima, fortalece e potencia a investigação científica na Escola. Para além de se tratar de um reconhecimento do trabalho desenvolvido, contribui para a afirmação da ESCS no contexto português do Ensino e da Investigação das Ciências da Comunicação, colocando a instituição no mapa, nacional e internacional, da investigação científica naquela área científica.
Acredito que esta distinção estimulará novas iniciativas e proporcionará um ambiente mais colaborativo entre os docentes/investigadores; dar-nos-á mais oportunidades para concorrer a financiamentos, nacionais e estrangeiros; e possibilitará a integração do LIACOM em redes e consórcios internacionais de investigação.
Se olharmos para trás, a criação do LIACOM, e consequente acreditação pela FCT, era uma ambição antiga. Lembro que, para tal, foram levadas a cabo várias iniciativas, que passaram pela criação do CIMDE (Centro de Investigação Média e Democracia), no início dos anos 2000, e pela sua conversão no ICML (Instituto de Comunicação e Media de Lisboa), entre outras tantas tentativas avulsas.
Há dois anos, verificámos que estavam reunidas as condições para se avançar com este moroso e trabalhoso processo de acreditação. Já na altura, havia um lastro de trabalho de investigação e produção científica desenvolvido nos últimos anos, havia projetos para o futuro e havia, acima de tudo, uma conjugação de vontades para pôr “mãos à obra”.
Não foi um percurso fácil. Foram dois anos de intenso trabalho. Era a primeira vez que o fazíamos e a informação sobre o processo de acreditação não abundava. Foram necessárias dezenas de reuniões. Mas conseguimos preparar uma candidatura, da qual muito nos orgulhamos. Organizámos, já em 2024, uma visita do painel internacional de auditores à ESCS, que terá impressionado pela originalidade e criatividade do formato.
Fomos bem-sucedidos e, para tal, foi essencial a motivação e a colaboração de todos/as (docentes e não-docentes) em prol da meta que nos propusemos alcançar.
Texto: Serviço de Comunicação (Gabcom)