Passar para o conteúdo principal

Publicado: 04.05.2018

Nas comemorações do 32.º aniversário do IPL, foram distinguidos alunos, diplomados e funcionários docentes e não-docentes da Escola.

O Politécnico de Lisboa celebrou o seu 32.º aniversário. No evento que, este ano, teve lugar no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), no passado dia 3 de maio, alunos, diplomados e funcionários docentes e não-docentes da Escola foram reconhecidos pelo trabalho que têm vindo a desenvolver.

Paulo Maciel, Vice-Presidente da Federação Académica do IPL (FAIPL), deu início à cerimónia, dirigindo-se aos alunos como “a razão de existir” do instituto, sendo estes os responsáveis pela sua afirmação como “uma instituição reputada e sólida”.

De seguida, o Presidente do Politécnico de Lisboa, Prof. Doutor Elmano Margato, debruçou-se sobre o contributo do IPL para “o desenvolvimento do país, através da formação de profissionais”. Elmano Margato concluiu a sua intervenção, afirmando que “o Presidente do IPL exorta a comunidade académica a prosseguir a missão do instituto [...], com um desígnio único: servir Portugal”.

A abertura da sessão solene terminou com a intervenção do convidado de honra deste ano, o Comendador Rui Nabeiro, fundador do grupo Delta Cafés, que partilhou com a plateia uma reflexão sobre o tema “Empreendedorismo, Empresas e Responsabilidade Social”. Durante o seu discurso, o empresário referiu que o que sempre fez durante a sua vida foi “juntar a sustentabilidade à parte social”, defendendo os valores de partilha e proximidade, seja com os seus colaboradores ou com os clientes. No final da sua intervenção, Rui Nabeiro foi condecorado com a Medalha de Ouro do Politécnico de Lisboa.

Distinções

O Dr. António Marques foi a primeira figura da Escola a subir ao palco, recebendo a Medalha de Prata de Mérito pelos serviços prestados como Administrador do IPL, entre 1997 e 2018. O homenageado é, desde fevereiro deste ano, Diretor de Serviços da ESCS.

Seguiu-se a atribuição de Medalhas de Prata de Valor e Distinção a diplomados que se notabilizaram durante o ano de 2017. Da ESCS, Frederico Roberto, licenciado em Publicidade e Marketing e EMEA Senior Creative Director na OLIVER Agency, em Londres, recebeu esta distinção por possuir um currículo profissional de relevo na área da Publicidade. O escsiano já trabalhou em empresas como a Torke, a Brandia Central e a FCB Inferno, entre outras, em diversas cidades internacionais, como São Paulo, Londres ou Istambul. Uma vez que Frederico não reside em Portugal, a medalha foi recebida pelo seu pai, que se mostrou orgulhoso pelo sucesso do filho e por este reconhecimento.

No âmbito da 2.ª edição dos Prémios Científicos IPL-CGD, foram distinguidos docentes das várias unidades orgânicas. A Prof. Doutora Filipa Subtil, a Prof. Doutora Maria José dos Santos e o Prof. Doutor Ricardo Barradas receberam Diplomas de Mérito na área das Ciências Sociais. Ambas agradeceram a aposta e o incentivo do instituto, no que diz respeito à investigação.

Pelo trabalho desenvolvido no ramo das Ciências Sociais, o Prof. Doutor Filipe Montargil recebeu o Prémio de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade. No agradecimento, o docente, que já havia sido distinguido com a mesma condecoração no ano passado, falou da relação do IPL com a comunidade, defendendo que “as instituições definem-se pela forma como olham para fora”.

Para terminar, no prémio literário “Belas Letras”, promovido pelo IPL e aberto a todos os estudantes do instituto com a finalidade de fomentar o gosto pela escrita, foram distinguidos cinco alunos, dos quais quatro eram escsianos. José Miguel Bastos, do 1.º ano do curso de mestrado em Publicidade e Marketing, recebeu o prémio de Prosa. Magda Cruz e Nuno Viegas, do 1.º e 2.º ano da licenciatura em Jornalismo, respetivamente, receberam menções honrosas na mesma categoria. Por seu lado, Bruno Andrónico, do 2.º ano da licenciatura em Audiovisual e Multimédia, foi distinguido com uma menção honrosa em Poesia. Os vencedores receberam uma bolsa anual no valor de 80% da propina.

A cerimónia contou, ainda, com a atribuição da Medalha de Prata de Emérito a funcionários do IPL que se aposentaram em 2017. Os momentos artísticos da tarde, estiveram a cargo da Escola Superior de Teatro e Cinema e da Escola Superior de Música.

Confira, abaixo, a lista completa de distinções:

Medalha de Prata de Valor e Distinção (diplomados do IPL que se notabilizaram)

Frederico Roberto (ESCS)

  • David Pinheiro Vicente (ESTC)
  • Fernanda Silva (ISEL)
  • Menção honrosa: Marlene Freitas (ESD)

Medalha de Prata de Emérito (funcionários do IPL que se aposentaram em 2017)

José Pereira (ESTC)

  • Maria João Coelho (ESTeSL)
  • Mário de Castro (ESTeSL)
  • Luís Oliveira (ISCAL)
  • Armando Fortes (ISEL)
  • Maria Leonor Brandão (ISEL)

Prémios Científicos IPL-CGD

Ciências Sociais: Mariya Gubareva (ISCAL)

  • Tecnologias e Engenharias: Rui Ribeiro (ISEL)

       Diplomas de Mérito – Ciências Sociais:

       • Filipa Subtil (ESCS)

       • Maria José dos Santos (ESCS)

       • Maria do Rosário Justino (ISCAL)

       • Ricardo Barradas (ESCS/ISCAL)

       Diplomas de Mérito – Tecnologias e Engenharias:

       • Elisabete Alegria (ISEL)

       • Luís Evangelista (ISEL)

       • Maria Teresa de Moura e Silva (ISEL)

       • Pedro Ferreira (ISEL)

Prémios de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade

Artes: Rita Wengorovius (ESTC)

  • Ciências Sociais: Filipe Montargil (ESCS)
  • Tecnologias e Engenharias: Vítor Manteigas (ESTeSL)

Prémio Literário “Belas Letras”

  • Poesia: Marta Soares (ESELX)
  • Prosa: José Miguel Bastos (ESCS)
  • Menção Honrosa Poesia: Bruno Andrónico (ESCS)
  • Menção Honrosa Prosa: Magda Cruz (ESCS) e Nuno Viegas (ESCS)