Futebol: comunicação, redes e cultura digital

O projeto Futebol: comunicação, redes e cultura digital pertence à Linha de Investigação 1Media, Cultura e Tecnologia.

Sinopse: Estudo, a partir das redes sociais, dos fluxos comunicacionais de clubes portugueses de futebol que estão na Primeira Liga, com cinco objetivos: 1) Identificação dos principais influenciadores de cada clube e da competição, 2) Mapeamento dos períodos de maior e menor fluxos comunicacionais da Liga, 3) Identificação dos conteúdos que geram mais envolvimento entre os fãs e adeptos, 4) Mensuração da abrangência geográfica das conversações (países e distritos), e 5) Interpretação da narrativa semântica.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Sandra Miranda (smiranda@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Ativo

Parceiros:

Universidad de Extremadura
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Lusíada de Lisboa
Portal Football Industry
Liga Portugal
Comité Olímpico de Portugal

Resultados:

Website do projeto: https://cdes.escs.ipl.pt/

• Publicações:

Gouveia, C., Espanha, R. & Di Fátima, B. (2020). Mapeamento das preferências clubísticas em Portugal: Uma análise comparativa de 2003 a 2013. In Revista Observatorio del Deporte, Vol. 6, n.º 1, pp. 01-25.

Di Fátima, B., Gouveia, C. & Lapa, T. (2020). Porto vs. Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter. In Revista Estudos em Comunicação, n.º30. Covilhã: Universidade da Beira Interior, Labcom.

Gouveia, C. & Pereira, R. (2020). Professional football in Portugal: preparing to resume after the Covid-19 pandemic. In Soccer & Society, 22: 1-2, pp. 103-114.

Consulte aqui a lista de todos os Projetos de Investigação.