Publicado: 09.06.2014
PROGRAMA
9h30 — Sessão de Abertura
Jorge Veríssimo (Presidente da ESCS)
Eduardo Camilo (Coordenador do Grupo de Trabalho em Publicidade e Comunicação da SOPCOM)
Sandra Miranda (Membro da Comissão Científica das VI Jornadas de Publicidade e Comunicação)
10h — Conferência Plenária "Publicidade, Marcas e Redes Sociais", moderação por Francisco Sena dos Santos.
Oradores convidados:
Cátia Amaral (Bloguer de Moda (Style it Up))
Estela Bento (Social Media Consultant and Community Manager na Bycom Living Brands (WyGroup))
Miguel Albuquerque e Castro (Online Media Lead, Information and Content Experiences na Microsoft Portugal)
Nelson Pimenta (Head of Social Media na OgilvyOne Portugal)
Patrícia Dias (Docente e investigadora em Comunicação e Marketing – Social Media e Mobile Media)
14h às 17h30 — Sessões Paralelas
14h às 15h30 (sala 2P4) — LINGUAGENS, DISCURSOS E CONTEXTOS PUBLICITÁRIOS, moderação por Jorge Veríssimo.
“Propaganda em Pompeia: a vanguarda da retaguarda” — João Soares Barros, Escola Superior de Comunicação Social.
“Consagrações e transgressões do discurso publicitário” — Eduardo Camilo & Ana Leonor dos Santos, Universidade da Beira Interior.
“O formato Haiku e novos caminhos de narrativa publicitária” — Márcia Alves & Ana Duarte Melo, Universidade do Minho: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
“Pós-crise e comunicação: o papel publicitário do líder organizacional” — Joanna Paraizo, Universidade Católica Portuguesa.
14h às 15h30 (sala 2P5) — PUBLICIDADE, REDES SOCIAIS E CONSUMIDORES NA ERA DIGITAL, moderação por Sandra Miranda.
“Determinantes do comportamento de compra online” — Carlos Saraiva, Escola Superior de Comunicação Social.
“Redes Sociais: que papel nas estratégias de comunicação das universidades portuguesas?” — Inês Aroso, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
“Redes Sociais: o novo habitat das causas sociais?” — Sara Balonas, Universidade do Minho: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
“Influência dos meios publicitários nos consumidores de moda e vestuário” — Paulo Ribeiro Cardoso, Sandrina Francisca Teixeira & Ana Luísa Santos, Universidade Fernando Pessoa, Instituto de Contabilidade e Administração do Porto e Universidade de Economia do Porto.
14h às 15h30 (sala 2P7) — CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E BRAND ENTERTAINMENT, moderação por Rosário Correia.
“O efeito da música na relação entre marca e consumidor” — João Ramos & Ana Teresa Machado, Escola Superior de Comunicação Social.
“Dubstep: Erro Estético e a Música – Montagem dos Anúncios” — Herlander Elias, Universidade da Beira Interior.
“A arte digital nos eventos de marketing territorial” — Helena Pires, Universidade do Minho: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
15h30 às 16h — Coffee Break
16h às 17h30 (sala 2P4) — LINGUAGENS, DISCURSOS E CONTEXTOS PUBLICITÁRIOS, moderação por Carla Medeiros.
“Comunicação Visual: uma análise aos cartazes da Copa do Mundo 2014” — Eduardo Zilles Borba & Francisco Mesquita, Universidade de S. Paulo e Universidade Fernando Pessoa.
“Quais os valores transmitidos pela arte nas campanhas da Christian Louboutin?” — Fátima da Silva, Escola Superior de Comunicação Social.
“O contributo da publicidade na construção de marcas de luxo” — Artur Rodrigues, Escola Superior de Comunicação Social.
“Comunicação visual” — Francisco Mesquita & Eduardo Zilles Borba, Universidade Fernando Pessoa e Universidade de S. Paulo.
16h às 17h30 (sala 2P5) — PUBLICIDADE, REDES SOCIAIS E CONSUMIDORES NA ERA DIGITAL, moderação por Eduardo Camilo.
“Comércio Electrónico: Consumidores e Plataformas B2C e C2C” — Fábio Lima, Escola Superior de Comunicação Social.
“A comunicação dos websites das Guesthouses da Cidade do Porto: Aspectos informacionais e interaccionais” — Andreia Galhardo, Universidade Fernando Pessoa.
“Publicidade (com)participada: quadro de modalidades” — Ana Duarte Melo, Universidade do Minho: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
16h às 17h30 (sala 2P7) — PUBLICIDADE, COMUNICAÇÂO E SOCIAL MARKETING, moderação por Ana Teresa Machado.
“Comunicar o quê? Como? A quem? Desafios na comunicação externa das ONG” — Margarida Ladeira, Université Panthéon - Assas (Paris II, Grupo Sorbonne Universités).
“A perceção das crianças face à publicidade de produtos alimentares" — Alexandra David, Escola Superior de Comunicação Social.
“Fidelização. Distribuição Moderna” — Solange Alberto, Escola Superior de Comunicação Social.
“Corporate Social Marketing – Um caso de estudo no setor da Energia Elétrica” — Andrea Saraiva, ISCTE.