Passar para o conteúdo principal

Publicado: 31.10.2025

O Departamento de Relações Públicas e Comunicação Organizacional e a Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) promoveram, entre 14 e 15 de outubro de 2025, a 1.ª edição da PR Open Week — uma iniciativa que transformou as aulas das unidades curriculares opcionais em Aulas Abertas, com a participação de profissionais convidados e parceiros internacionais.

Durante dois dias, as salas da ESCS tornaram-se espaços de diálogo entre estudantes, docentes e especialistas, aproximando o Ensino Superior ao contexto profissional e internacional das Relações Públicas e promovendo a aprendizagem através do contacto direto com profissionais, organizações e parceiros.

A semana começou com a sessão “User Experience: a arma secreta em projetos digitais”, dinamizada por Carina Martins, Chief Experience Officer da Connect Digital, na unidade curricular Projetos Digitais em Comunicação, lecionada pelo Professor Nuno da Silva Jorge.
A convidada destacou a importância da experiência do utilizador como fator diferenciador nas estratégias digitais. 

Carina Martins, Chief Experience Officer da Connect Digital



Ao final do dia, a aula de Comunicação com os Colaboradores, conduzida pela Professora Inês Veiga, recebeu Sofia Melo Mendes, Chief of Communication, Marketing & Sustainability Officer na Verlingue Portugal, que apresentou o projeto “Culturama: Internal Culture at Verlingue”, um movimento impulsionado por uma alteração de liderança que exigiu uma mudança na cultura e na estratégia de comunicação interna da organização. 

Sofia Melo Mendes, Chief of Communication, Marketing & Sustainability Officer na Verlingue Portugal



O segundo dia iniciou-se com a intervenção de Rita Góis, Events Management na Ciência Viva, na sessão “Desafios e Estratégias na Gestão de Eventos: O Caso Ciência Viva”, integrada na unidade curricular Concepção e Organização de Eventos, lecionada pela Professora Joana Frias Costa.
A convidada apresentou os bastidores da organização de eventos científicos e educativos, sublinhando o papel da comunicação na promoção da ciência.

Rita Góis, Events Management na Ciência Viva


O encerramento da PR Open Week ficou marcado pela aula “Activating Brands for the Gaming Audience”, conduzida por Rui Pedro Antunes, Brand Activation Manager na Worten Portugal, no âmbito da unidade curricular Estratégias de Gaming em RP, orientada pelo Professor António Azevedo.

Rui Pedro Antunes, Brand Activation Manager na Worten Portugal


Esta sessão contou com a presença de um grupo internacional de 47 estudantes e 5 docentes da Rotterdam University of Applied Sciences, liderado pela Prof.ª Monique Abbenbroek, Academic International Coordinator e Senior Lecturer in Communications

Grupo internacional de 47 estudantes e 5 docentes da Rotterdam University of Applied Sciences, liderado pela Prof.ª Monique Abbenbroek



A Prof.ª Monique Abbenbroek é também Co-Leader da EUPRERA PR Education Network, rede europeia de ensino e investigação em Relações Públicas da qual a ESCS é membro ativo, com a participação de docentes do Departamento de Relações Públicas e Comunicação Organizacional.

A visita do grupo da Rotterdam University reforçou, assim, a dimensão internacional e colaborativa da PR Open Week, promovendo a partilha intercultural e a troca de boas práticas pedagógicas entre instituições parceiras da rede EUPRERA.

 

Ver galeria no flickr 


Texto gentilmente cedido pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografias da autoria do Serviço de Comunicação (Gabcom).