Passar para o conteúdo principal

Publicado: 19.09.2014

Publicado: 19/09/2014

A ESCS recebeu os novos alunos na Sessão de Abertura do Ano Letivo.

No passado dia 15 de setembro, decorreu, no Auditório Vítor Macieira, a Sessão de Abertura do novo ano letivo. O Presidente da ESCS, os presidentes dos órgãos de governo e a Presidente da Associação de Estudantes (AE) deram as boas-vindas aos novos alunos.

[Fotografia] Da esq. para a dir.: António Belo, Isabel Simões-Ferreira, Jorge Veríssimo, Carlos Nuno e Inês Martins da Silva.

Entrar na ESCS

Coube ao Presidente da ESCS abrir a cerimónia solene. O Prof. Doutor Jorge Veríssimo congratulou os novos alunos, referindo que a entrada na ESCS representa “um novo capítulo” das suas vidas. Jorge Veríssimo transmitiu uma mensagem de confiança aos estudantes, afirmando que a Escola está “preparada para vos dar um ensino de excelência”, sendo “reconhecida pelo mercado de trabalho como uma instituição de referência”.

Incentivar a participação

A cerimónia que assinalou o arranque do ano letivo 2014-2015 foi marcada pelo apelo ao envolvimento dos novos alunos na vida ativa da ESCS. “Apelamos à vossa participação no quotidiano da Escola”, disse o Prof. Doutor Jorge Veríssimo, referindo-se, por exemplo, aos núcleos de atividades extracurriculares, às atividades científico-pedagógicas e, até mesmo, aos órgãos de governo.

O Prof. Dr. Carlos Nuno, Presidente do Conselho de Representantes, enfatizou as diferentes formas de participação institucional, afirmando que “as coisas não começam e acabam na porta da sala de aula”. “A vossa participação não passa só pelas aulas. É essencial que se envolvam noutras atividades”, complementou o Prof. Doutor António Belo, Presidente do Conselho Pedagógico. Por sua vez, a Prof.ª Doutora Isabel Simões-Ferreira, Presidente do Conselho Técnico-Científico, destacou a “rede de afetos” como um aspeto essencial no percurso académico dos alunos.

“Agora chegou o vosso momento”. Foi assim que a Presidente da AE se dirigiu aos novos estudantes. Para Inês Martins da Silva, o grande desafio de um aluno do Ensino Superior não é concluir uma licenciatura mas sim desenvolver-se enquanto pessoa. A representante dos alunos sublinhou que a ESCS oferece uma panóplia de experiências que não se restringem às atividades letivas. “Aproveitem a ESCS ao máximo. Usem e abusem”, concluiu.

Atividades extracurriculares

Por fim, mas não menos importante, os núcleos de atividades extracurriculares apresentarem-se aos estudantes recém-chegados. Os representes dos núcleos apelaram à participação nestes projetos, explicando a sua importância pedagógica e experimental na formação dos alunos da ESCS. Marcaram presença na cerimónia o nAV, o número f, a ESCS Magazine, a ESCS FM e a escstunis.

[Fotografia] Da esq. para a dir.: Tiago Eleutério (nAV), Catarina Veríssimo (número f), Sílvia Carapeto (ESCS Magazine), Cristina Manteigas (ESCS FM), Clara Santiago Gonçalves e Samuel Meneses (escstunis).