Passar para o conteúdo principal

Publicado: 19.07.2013

À semelhança do que fizeram outros órgãos de comunicação social, o 8ªColina abraça um novo desafio. Nove anos após a primeira edição em papel, o jornal da ESCS deixa o suporte físico e faz a migração para uma versão 100% digital.

O 8ªColina é um núcleo de atividades extracurriculares aberto a todos os alunos. É um projeto prático, no qual os estudantes têm a oportunidade de desenvolver peças pensadas por eles, supervisionadas por professores que acompanham os seus trabalhos. A filosofia do jornal continuará a ser a mesma do formato em papel: dar a conhecer Lisboa de uma forma diferente. O projeto continuará a ser um local de experimentação e aprendizagem. Mas agora artilhado com novas armas que lhe permitem uma combinação de texto, fotografia, vídeo e áudio, novas formas de expressão criativa e maior interatividade. Os conteúdos do 8ªColina estão agora disponíveis para todos, em qualquer parte do mundo, através de qualquer aparelho com browser que permita a navegação na internet.

[Fotografia] Para a Prof.ª Anabela de Sousa Lopes, "a aposta no formato online foi uma evolução natural do jornal".

Da ESCS para o mundo

O objetivo do 8ªColina online continua a ser o mesmo: “um jornal feito na Escola, mas tendo em conta o seu cariz digital, está para aberto para o mundo”, disse a Prof.ª Doutora Anabela de Sousa Lopes, diretora da licenciatura em Jornalismo da ESCS e membro da direção do jornal. “A ideia é continuar a olhar aqui do cimo desta colina para a área da Grande Lisboa. Aos alunos pede-se que vão para o terreno, trabalhar, pesquisar e que realizem peças jornalísticas voltadas para a cidade e zonas envolventes”, afirmou. No 8ªColina são os alunos que gerem os trabalhos com os seus colegas e discutem, em equipa, com a direção do jornal e com os editores, quais os artigos que irão ser publicados. Para a Prof.ª Anabela de Sousa Lopes, o jornal é uma forma de os alunos começarem muito cedo a trabalhar num registo mais sério e terem noção do que é o mercado de trabalho. “O projeto tem uma vertente muito próxima das rotinas de um jornal profissional. Com a supervisão dos professores, trabalhamos para que o produto final seja de qualidade. Os próprios empregadores dizem que os alunos saem da ESCS preparados para trabalhar”, disse a docente.

Novos tempos, novos desafios

Como principais diferenças entre o jornal físico e o 8ªColina online, a docente aponta para “os conteúdos multimédia” que o jornal digital sustenta, “a articulação das várias linguagens jornalísticas” nele presentes, “a interatividade com o público” e a “maior criatividade”, porque a tecnologia assim o permite. Entre direção, editores executivos e editores de secção, o núcleo conta com cerca de 15 elementos. “A equipa está reforçada e dá grande prazer dirigir. As ideias foram bem acolhidas e trocámos impressões. Há mais abertura para sermos criativos e romper com o mainstream”, referiu a professora. Para a diretora do jornal, uma das vantagens do jornal online “é permitir uma maior rotatividade dos alunos no projeto”. Segundo a Prof.ª Anabela de Sousa Lopes, a principal preocupação dos docentes é “orientar os alunos para rentabilizar esforços e seguirem conforme o que os professores têm pensado nas disciplinas de laboratório e nos ateliês, para ser canalizado para o jornal”. A docente referiu ainda a importância do apoio da Direção da Escola e do entusiasmo da comunidade escsiana que esteve ligada ao projeto. “Ex-alunos que trabalharam na versão em papel estão maravilhados com o novo formato e concordam com a passagem do jornal para uma versão exclusivamente digital”, concluiu.