Reconhecimento jornalístico

Publicado: 02 junho 2017

O Prof. Mário Mesquita foi homenageado com uma Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores.

O Prof. Mário Mesquita tem uma carreira notória na área do Jornalismo em Portugal, para além do seu trabalho como docente, nomeadamente na ESCS. No passado dia 22 de maio, nas comemorações do Dia do Autor Português, foi homenageado pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) com uma Medalha de Honra, pelo trabalho desenvolvido, enquanto autor inscrito na SPA desde os anos 90, como jornalista e autor de oito livros na área da Comunicação Social.

“Gostei muito de receber o Prémio e apreciei as palavras que me foram dirigidas por José Jorge Letria, presidente da SPA”, confessou o professor, lembrando “uma velha aspiração dos jornalistas: praticar um jornalismo de autor, longe da “serradura moída” do quotidiano – nem sempre é possível, mas quando o contexto é favorável vale a pena”.

Carreira jornalística

Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lovaina, Mário Mesquita dedicou, desde sempre, a sua vida ao Jornalismo e à Comunicação Social.

Começou a sua vasta carreira como jornalista no jornal República, em 1971, foi diretor-adjunto e, posteriormente, diretor do Diário de Notícias e diretor do Diário de Lisboa. Em 1997-98, exerceu a função de provedor dos leitores no jornal Diário de Notícias.

O seu percurso jornalístico valeu-lhe diversas distinções: pela sua carreira profissional, o Prémio Artur Portela, da Casa de Imprensa, 1987; o Prémio de Reportagem, do Clube Português de Imprensa, em 1986; pela atividade enquanto provedor dos leitores, o Prémio Gazeta de Mérito, do Clube dos Jornalistas, em 1998; e, pelo seu trabalho na área da investigação, o Prémio Nacional Manuel Pinto de Azevedo Jr., do jornal O Primeiro de Janeiro, em 1999.

O professor foi, também, homenageado por diversas vezes pela sua atividade cívica e política, antes e depois da Revolução de Abril. Entre outras distinções, foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, em 1981, e, mais recentemente, em 2016, declarado Deputado Honorário pela Assembleia da República.

*Fotografias gentilmente cedidas pelo Prof. Mário Mesquita.