Publicado: 18.02.2026
No XIV Congresso da SOPCOM, realizado de 9 a 11 de fevereiro de 2026 na Universidade da Beira Interior, marcaram presença vários docentes da ESCS, todos investigadores do LIACOM, centro de investigação financiado pela FCT no Politécnico de Lisboa. A ESCS e o LIACOM destacaram-se pela apresentação de 17 comunicações em sessões temáticas, pela moderação de cinco dessas sessões e pela intervenção numa mesa-redonda plenária. Além disso, três docentes da ESCS e investigadores do LIACOM, Ana Raposo, Pedro Marques Gomes e Tatiana Nunes, integraram a comissão científica do congresso.
Ao longo dos três dias de congresso, investigadores e docentes de várias instituições debateram temas centrais para os estudos da comunicação na atualidade, com especial enfoque na digitalização, na Inteligência Artificial, na mediação algorítmica e nos desafios éticos colocados à investigação e às práticas mediáticas.
O último dia do encontro ficou marcado por sessões dedicadas a áreas como Comunicação Organizacional, Jornalismo e Sociedade, Políticas e Regulação dos Media, Públicos e Audiências, Publicidade, Rádio, História, Retórica e Semiótica. Entre as preocupações transversais esteve a tensão entre a velocidade de produção científica e mediática e a necessidade de garantir qualidade, rigor e responsabilidade.
Estas questões estiveram também em destaque na mesa-redonda plenária “Ritmos de publicação: entre a urgência produtiva e o tempo do pensamento”, que reuniu representantes de várias revistas científicas da área da Comunicação. A ESCS esteve representada pelo diretor da revista Comunicação Pública, Jorge Veríssimo docente da Escola, que participou enquanto orador convidado. O debate sublinhou a importância do compromisso e da responsabilidade editorial, defendendo a valorização do tempo de maturação dos trabalhos científicos, da revisão rigorosa por pares e da sustentabilidade do sistema científico.
A participação expressiva dos docentes da ESCS e investigadores do LIACOM no XIV Congresso da SOPCOM reforça o papel ativo da Escola e do LIACOM na produção e disseminação de conhecimento científico na área das Ciências da Comunicação, bem como o seu contributo para os debates contemporâneos sobre ética, qualidade e transformação digital.
Texto da autoria do Serviço de Comunicação da ESCS
Fotografias de SOPCOM
