Publicado: 23.05.2014

Publicado: 23/05/2014

Cinco alunas e um docente da ESCS viajaram até Paris para participarem no projeto europeu HEDCOM.

A ESCS participou, uma vez mais, no HEDCOM (Higher Education Diploma in Communication), uma iniciativa inserida no contexto da rede de instituições de Ensino Superior europeias BUSINET (European Association of Higher Education Schools). A Escola é o único estabelecimento de ensino português representado nesta associação.

O ISTEC (Ecole Supérieure de Commerce et de Marketing), em Paris, foi o anfitrião da edição deste ano do HEDCOM. A ESCS fez-se representar por uma comitiva composta por cinco alunas do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing e pelo docente João Rosário.

[Fotografia] Comitiva da ESCS no HEDCOM 2014. Da esq. para a dir.: Joana Casado, Bebiana Blanco, Prof. João Rosário, Margarida Mendes, Bárbara Brito e Carolina Mateus.

O desafio

Todos os anos, o HEDCOM lança um desafio aos estudantes das instituições participantes. Os alunos trabalham em equipas compostas por elementos de vários países. Na edição de 2014, as alunas da ESCS estavam distribuídas pelas seis equipas existentes.

O briefing deste ano tinha como objetivo a criação de um plano de comunicação para a marca de relógios de luxo francesa Piaget. Os grupos multinacionais começaram a trabalhar virtualmente em fevereiro com recurso à novas tecnologias (Skype, Facebook, e-mail, etc.), mas só em abril é que as equipas se encontraram presencialmente, em Paris, para terminarem as propostas e as apresentarem ao cliente e ao júri. É de referir que, para além das cinco alunas, participou uma outra do curso de licenciatura em Audiovisual e Multimédia, embora não se tenha deslocado a Paris por motivos de saúde.

Todo o trabalho das equipas foi acompanhado por tutores. O papel destes conselheiros foi desempenhado por docentes das escolas associadas à rede BUSINET. A ESCS fez-se representar pelo Prof. João Rosário. O docente afirma que o tutor desempenhava o trabalho de “advogado do diabo”. “Os tutores não dão ideias, só questionam [os alunos]”, explica.

O balanço

Para o Prof. João Rosário, a participação dos alunos da ESCS no HEDCOM permite-lhes conhecer outras culturas e lidar com formas de estudar e de trabalhar diferentes do habitual. “É muito bom em termos de experiência internacional”, complementa.

O docente enfatiza também a importância de a Escola se envolver nestas iniciativas internacionais. “Dá prestígio”, até porque, “em geral, o [nosso] trabalho é visto como bem feito”.

Por fim, o professor apela à participação dos alunos neste tipo de iniciativas, dado tratar-se de uma experiência “muito revelante” para o currículo.