Passar para o conteúdo principal

Publicado: 23.03.2018

O livro Comunicação Estratégica para a Mudança Social – Doença de Alzheimer e outras Demências em Portugal resulta de uma investigação levada a cabo no âmbito da tese de doutoramento da Prof.ª Tatiana Nunes.

O livro Comunicação Estratégica para a Mudança Social – Doença de Alzheimer e outras Demências em Portugal, editado pela Novas Edições Académicas, é da autoria da Prof.ª Doutora Tatiana Nunes e foi lançado no passado dia 4 de janeiro. A obra resulta de uma investigação realizada no âmbito da tese de doutoramento da docente, em Ciências da Comunicação (curso resultante de uma parceria entre o ISCTE-IUL e a ESCS), intitulada Estratégias de Comunicação de Organizações do Terceiro Sector: Doença de Alzheimer e Outras Demências em Portugal. O trabalho foi orientado pela, também docente da Escola, Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes.

A investigação teve como principal objetivo perceber como é que as estratégias de comunicação das organizações do Terceiro Setor contribuem para o cumprimento das suas missões organizacionais, no que diz respeito às necessidades dos cuidadores de pessoas com demência e à promoção da literacia em saúde. Na obra, a autora defende que estas organizações “devem desenvolver estratégias que vão ao encontro das necessidades dos seus públicos-alvo”, incorporando “a Comunicação no Interesse Público e, no caso específico das demências, a comunicação para a saúde como motor da promoção da literacia em saúde”. Na publicação, é, também, analisado de que modo as notícias difundidas nos meios de comunicação social contribuem para o conhecimento sobre o Alzheimer e outras formas de demência.

A Prof.ª Tatiana Nunes, que também desempenha o cargo de coordenadora do Gabinete de Relações Públicas na Associação Alzheimer Portugal, considera ser “um privilégio poder dar a conhecer os resultados da investigação e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a importância da comunicação estratégica nas organizações do terceiro setor”.