Publicado: 06.08.2020

Seis estudantes do PRLAB assumiram a gestão da comunicação institucional da associação SOS Voz Amiga, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2018.

A ESCS formalizou, em 2018, um protocolo de cooperação com a SOS Voz Amiga, uma linha de apoio emocional para pessoas em situação de solidão, ansiedade, depressão ou risco de suicídio. A parceria tem como objetivo a gestão da comunicação institucional daquela associação.

O desafio foi, desde o início deste ano letivo (2019-2020), aceite por Ana Rita Góis, Beatriz Luís, Inês Adriano, Joana Gerardo, Mafalda Fonseca e Sofia Neves, estudantes de Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), no âmbito do o PRLAB, o núcleo de Relações Públicas da Escola. As escsianas dão, assim, continuidade ao projeto “Dar Voz à Saúde Mental”, iniciado, por outras colegas, no ano anterior.

Com o foco no combate ao estigma que prevalece em Portugal sobre as doenças mentais, o trabalho realizado tem como objetivo a consciencialização de que os problemas do foro mental são reais. O investimento na dinamização das redes sociais da associação tem, segundo a equipa, permitido alcançar um maior número de pessoas, em especial junto das comunidades mais jovens. É de salientar que, em março deste ano, as alunas tiveram de se adaptar à nova realidade imposta pela pandemia SARS-CoV-2, continuando a desenvolver o projeto a partir de casa, através de reuniões na plataforma online Zoom.

O trabalho desenvolvido

No Facebook da SOS Voz Amiga, a equipa tem vindo a publicar novos conteúdos, de entre os quais infografias, que permitem dar a conhecer informações sobre doenças do foro mental, nomeadamente a Depressão, o Transtorno de Ansiedade, as Psicoses, entre outras.

Por sua vez, o Instagram foi repensado, de forma a tornar-se mais dinâmico. A página contou com novas publicações, como as já referidas infografias (adaptadas ao formato desta rede social), frases em formato gif, com o objetivo de despertar a atenção do público para a importância da saúde mental, e stories com informações sobre a linha, comemoração de efemérides importantes e dicas para um melhor dia-a-dia.

Todos os meses, é, ainda, elaborado um plano de conteúdos, e, a cada dois meses, realizada uma newsletter, que, depois, é publicada no website da SOS Voz Amiga.

O trabalho desenvolvido, ao longo do ano letivo 2019-2020, resulta, assim, num maior alcance e notoriedade, permitindo o crescimento da associação.

O aumento das chamadas

A afluência à linha de apoio tem vindo a crescer, desde o início da parceria, principalmente, por parte de jovens. Em 2017, o número ultrapassou as 3.300, em 2018, registaram-se 4.000 e, em 2019, atingiram-se as 6.270 chamadas. O período de confinamento, que decorreu em sequência da pandemia, aumentou os contactos telefónicos em 200%, comparando com os primeiros meses do ano. Deste modo, urge repensar a forma como os países estão a lidar com a questão do confinamento e as suas implicações, em termos de saúde/doença mental, dado não ser, de todo, suficiente a existência de linhas de apoio.

Conversas ao fim da tarde

Na sequência do projeto, e no âmbito da unidade curricular de Comunicação no Interesse Público, do 3.º ano de RPCE, foram, ainda, retomadas as “Conversas ao Final da Tarde”, um ciclo iniciado há mais de uma década, que pretende promover a reflexão sobre contextos e problemas atuais.

A iniciativa foi promovida no dia 24 de outubro de 2019 e contou com a presença da Doutora Inês Pinto, pedopsiquiatra do Hospital de Loures, que explicou a importância do vínculo emocional para o desenvolvimento humano, e da Dr.ª Vanda Lopes, psicóloga da SOS Voz Amiga, que deu a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela associação. No final do evento, foi celebrado o 41.º aniversário da SOS Voz Amiga.

Parceria com Agir

No passado mês de maio, foi criada uma parceria com o artista Agir. A equipa responsável pela comunicação institucional da associação explica que o cantor aproveitou o período de confinamento para compor, utilizando a música como forma de superar a situação que o mundo atravessa. O tema “Alma” procura sensibilizar para a distância física e para a solidão que, muitas vezes, pode ser combatida através de um telefonema, remetendo, assim, para o trabalho desenvolvido pela SOS Voz Amiga.

Videoclipe da música “Alma”, do cantor Agir.

Os lucros gerados pelo stream e pela compra da música “Alma” revertem 100% a favor da SOS Voz Amiga. A parceria pretende, ainda, dar a conhecer a linha de apoio e o trabalho da associação, consciencializando um maior número de pessoas para a importância da saúde mental. Através do mote “Dá Voz À Tua Alma”, esta iniciativa reforça que ninguém está sozinho e que é importante pedir ajuda, sem qualquer receio.

TEXTO: gentilmente cedido pelo núcleo de comunicação institucional da SOS Voz Amiga e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).

FOTOGRAFIAS: gentilmente cedidas pelo núcleo de comunicação institucional da SOS Voz Amiga.