Publicado: 11.01.2022

A 9.ª edição das PR Talks promoveu a reflexão e a partilha de conhecimentos entre profissionais, estudantes e interessados na área das Relações Públicas.

No passado dia 2 de dezembro de 2021, teve lugar a 9.ª edição das PR Talks, uma iniciativa da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) e da secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO). “Os desafios dos profissionais de RP, ontem e hoje” foi o tema do evento, que visou, uma vez mais, promover a reflexão e a partilha de conhecimentos de profissionais, com um percurso relevante na área das Relações Públicas, com estudantes, antigos alunos, docentes e interessados. Realizada pela primeira vez em formato híbrido, esta edição contou com a presença de cerca de 65 estudantes, na sala 2P9, e mais de 110 participantes online, através da plataforma Zoom.

PR Talks
A Prof.ª Doutora Ana Raposo (ao centro) moderou a conversa entre os convidados Margarida Ferreira dos Santos e o escsiano Fernando Rente.

A sessão foi moderada pela Prof.ª Doutora Ana Raposo, coordenadora da licenciatura em RPCE, e juntou dois oradores de gerações diferentes: Margarida Ferreira dos Santos, Consultora de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Organizacional e docente nos primeiros anos da licenciatura em RPCE, e Fernando RenteCorporate Brand Senior Manager na Jerónimo Martins e antigo aluno do curso.
Margarida Ferreira dos Santos iniciou a sua intervenção com uma reflexão sobre as Relações Públicas na década de 80, referindo que a profissão já existia em Portugal, mas que a sua conotação não era muito positiva. Esta vertente da Comunicação era, muitas vezes, confundida com atendimento ao público, sendo notória a sua evolução ao longo dos últimos anos.
Fernando Rente, que se licenciou em 2001, iniciou a sua vida profissional em agências de comunicação, o que lhe permitiu experienciar diferentes projetos, áreas e clientes. Sobre o curso da ESCS, o convidado referiu que, apesar de ser intenso, lhe deu resiliência e constituiu uma mais-valia para enfrentar as exigências da vida profissional.

PR Talks
A sessão decorreu, em formato híbrido, na sala 2P9 e através da plataforma online Zoom.

Embora tenham trajetos e experiências profissionais distintas, os oradores foram unânimes ao considerarem que a emergência da internet trouxe novos desafios à profissão, multiplicando as ferramentas de comunicação. Contudo, a génese do processo manteve-se. “Continuamos a ser pessoas a comunicar com pessoas”, foi dito.
No final da sessão, os participantes tiveram a oportunidade de colocar algumas questões e obtiveram um valioso conselho dos convidados: “Inquietem-se e mantenham-se curiosos ao longo da vossa vida”.

TEXTO: gentilmente cedido pela organização das PR Talks e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).
FOTOGRAFIAS: gentilmente cedidas pela organização das PR Talks.