Publicado: 05.12.2019

O curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e a secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional promoveram a quinta edição das PR Talks.

No passado dia 21 de novembro, a ESCS acolheu a quinta edição das PR Talks. Pela primeira vez, a iniciativa teve lugar no Auditório Vítor Macieira, aquela que é a considerada a sala nobre da Escola, de modo a receber todos os participantes que procuraram saber mais sobre os desafios dos profissionais de Relações Públicas.

As PR Talks resultam de uma organização conjunta da coordenação do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) e da secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO) e contam com o apoio de estudantes dos 2.º e 3.º anos de RPCE que integram o PRLAB.

“Os desafios dos profissionais de Relações Públicas, ontem e hoje” foi o mote de uma conversa que contou com as intervenções de Célia Metrass, profissional de Relações Públicas desde os anos 70 e atual Senior Partner da DNASolutions, e de Pedro Diogo Vaz, antigo aluno de RPCE, CEO da BUS e Senior Partner da Superbrands. O diálogo foi moderado pela Prof.ª Doutora Ana Raposo, coordenadora da licenciatura em RPCE.

Com um olhar crítico sobre as Relações Públicas, os oradores recordaram algumas histórias e analisaram as mudanças que ocorreram na área desde que iniciaram a sua atividade profissional. O discurso focou-se, sobretudo, na esfera da comunicação interna e nas alterações da forma de trabalhar, decorrentes da crescente digitalização da comunicação.

Os oradores defenderam que a comunicação interna é crucial para o bom funcionamento de uma organização. Embora seja uma dimensão que tem vindo a ganhar relevância, Célia Metrass e Pedro Diogo Vaz acreditam que ainda não é suficientemente valorizada. Deste modo, e tendo em conta que a comunicação nas organizações continua a fluir de cima para baixo, os convidados apontaram para a necessidade de gerir a comunicação interna de uma forma estratégica, dada a importância do seu papel em prol da construção da identidade corporativa.

Já no que diz respeito ao digital, Célia e Pedro falaram numa mudança radical dos métodos de trabalho. É cada vez mais difícil controlar os fluxos de informação (verdadeira ou falsa) bem como as inúmeras fontes, pelo que se exige aos profissionais uma maior e mais rápida capacidade de adaptação, nomeadamente em períodos de gestão de crise.

O tópico das redes sociais também foi abordado ao longo do debate. Os oradores consideram que este fenómeno conduziu à transformação das práticas dos profissionais de Relações Públicas. “Não diria que não é possível viver sem as redes sociais. Diria que não é possível viver contra as redes sociais”, afirmou Célia Metrass.

Já na reta final do evento, teve lugar um momento de entrega de certificados aos estudantes da licenciatura em RPCE que, no ano letivo 2018-2019, participaram no PRLAB. Este projeto extracurricular, que existe desde 2014, tem como missão aproximar os alunos de RPCE à comunidade e ao mercado de trabalho, através da dinamização de atividades, em contexto real, que proporcionam experiências de natureza científica e profissional.

Em 2018-2019, o PRLAB levou a cabo os seguintes projetos:

Sintra Cresce Saudável – Parte 2

Comunicação com Candidatos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

GlobCom Symposium 2019

SOS Voz Amiga

• Associação No Bullying Portugal

3.ª edição das PR Talks

2.ª edição do PR Open Day

TEXTO: gentilmente cedido pela organização das PR Talks e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).

FOTOGRAFIAS: gentilmente cedidas pela organização das PR Talks.