Publicado: 04.07.2019

Um grupo de estudantes do PRLAB definiu e está a implementar a estratégia de Comunicação do projeto “Sintra Cresce Saudável”, no âmbito de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Sintra.

A ESCS aliou-se à Câmara Municipal de Sintra e à rede de parceiros do projeto “Sintra Cresce Saudável”, que tem como objetivo promover comportamentos de alimentação saudável, atividade física e sustentabilidade alimentar e ambiental, junto dos agrupamentos escolares de Sintra. A parceria resulta de um protocolo assinado em abril de 2019.

A Escola é representada por um grupo de estudantes dos 2.º e 3.º anos do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), que pertencem ao PRLAB, o núcleo de Relações Públicas da ESCS. A equipa é responsável pela estratégia de Comunicação da iniciativa.

No ano letivo 2017/2018, após ter sido realizada uma auditoria de comunicação, a primeira equipa do PRLAB envolvida neste projeto (Catarina Valente, Daniela Sousa, Filipa Silva, Joana Silva, Luciana Freire e Maria Gonçalves) criou um plano de comunicação, a identidade gráfica e uma newsletter mensal com informação relevante sobre alimentação saudável e atividade física, que é distribuída nas oito escolas de Ensino Básico que fazem parte do “Sintra Cresce Saudável”. Em 2018/2019, finda a fase piloto, uma segunda equipa (Daniela Silva, Joana Silva, João Carvalho, Margarida Santos e Margarida Sousa), que conta com dois membros do grupo anterior, assumiu o projeto, dando-lhe continuidade. O grupo desenvolveu o plano de comunicação, a brochura “Promoção de estilos de vida saudáveis em contexto escolar” e encontra-se, de momento, a construir a estrutura e os conteúdos do site, que estará brevemente online em www.crescesaudavel.sintra.pt.

Testemunhos

Os estudantes da licenciatura em RPCE, que compõem a equipa atual, destacam as mais-valias da participação do projeto, entre as quais, a aplicabilidade das aprendizagens do curso e a oportunidade de trabalhar com um cliente real. Daniela defende que o PRLAB é “um bónus que todos alunos de RP deviam aproveitar”, pelas “dicas e conhecimentos” que lhe permitiram “crescer enquanto aluna”. Joana considera que “ver o nosso trabalho contribuir para uma mudança social positiva, acompanhar o crescimento do projeto e observar a nossa evolução é recompensador”. Por seu lado, João destaca as competências que adquiriu em termos de formatação de conteúdos e apresentação de planos de comunicação. “[É] uma lufada de ar fresco”, afirma. Já Margarida Santos diz que a experiência permitiu ter “uma visão completamente diferente do que é efetivamente o trabalho de um profissional de Relações Públicas”. E, por fim, Margarida Sousa sublinha que o “PRLAB é essencial para adquirir conhecimentos e know-how skills”.

Em representação da Câmara Municipal de Sintra, a nutricionista Raquel Ferreira, da Divisão de Planeamento e Logística Educativa, explica que “o projeto Sintra Cresce Saudável, pela sua génese participada de base comunitária, representa um enorme desafio”. Dada a exigência da iniciativa, Raquel Ferreira considera que “o papel da comunicação é essencial”, pelo que a parceria com a ESCS “tem sido uma mais-valia muito significativa, nomeadamente, e, desde logo, com a construção da identidade gráfica e com a dinamização mensal das notícias do projeto, que visam contribuir para o sentimento de pertença da comunidade e dar retorno dos resultados, que são, acima de tudo, fruto do investimento de todos os envolvidos”.

Academias Gulbenkian do Conhecimento

Em maio, o projeto “Sintra Cresce Saudável” foi um dos selecionados, entre mais de 400 candidaturas, para integrar a 2.ª edição das Academias Gulbenkian do Conhecimento, promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian. A iniciativa pretende apoiar projetos de promoção de competências sociais em crianças e jovens até aos 25 anos de idade.