Publicado: 19.01.2021

O curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e a secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional organizaram a sétima edição das PR Talks.

No passado dia 11 de dezembro de 2020, teve lugar a 7.ª edição das PR Talks, uma iniciativa promovida pela coordenação do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) e pela secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO), que visou refletir e debater sobre a área das Relações Públicas (RP).

A sétima edição das PR Talks, que decorreu através da plataforma online Zoom, contou com 160 participantes, entre atuais e antigos estudantes de RPCE, docentes e interessados na área das RP.

PR Talks
O curso RPCE e a secção de RPCO organizaram a 7.ª edição das PR Talks.

“Os desafios dos profissionais de Relações Públicas, ontem e hoje” foi o mote para uma conversa, moderada pela Prof.ª Doutora Ana Raposo, coordenadora da licenciatura em RPCE, que contou com as intervenções de Teresa Correia, profissional de RP (Comunicação Interna), desde os anos 80, e de João Torres, Assessor de Comunicação no Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ambos alumni da ESCS.

Os convidados partilharam as suas experiências enquanto profissionais de RP, dando a conhecer a sua visão sobre a área, sobretudo, no que diz respeito ao digital e às novas tendências de comunicação, como é o caso dos influencers. Teresa Correia e João Torres defenderam que é necessário olhar para cada organização e para cada público e perceber que, em alguns casos, estas novas tendências não são o melhor foco para definir uma boa estratégia de comunicação. A dupla de oradores identificou, ainda, a negativa evolução das fake news, a importância de uma boa relação com os media e a necessidade de elaboração de um plano de crise bem delineado como sendo os maiores desafios que os profissionais de RP enfrentam na atualidade.

Antes do ponto final de mais uma edição das PR Talks, teve lugar um momento de reconhecimento dos estudantes da licenciatura em RPCE que, no ano letivo 2019-2020, participaram nas atividades do PRLAB. Este projeto extracurricular, que existe desde 2014, tem como missão aproximar os alunos dos 1.º e 2.º ciclos de Relações Públicas da Escola à comunidade e ao mercado de trabalho, através da dinamização de atividades, em contexto real, que proporcionam experiências enriquecedores, de natureza científica e profissional.

Em 2019-2020, o PRLAB levou a cabo os seguintes projetos:
Sintra Cresce Saudável – Fase 3 (parceria com a Câmara Municipal de Sintra, as Faculdades de Medicina e de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa, e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa)
Núcleo de Comunicação Institucional da SOS Voz Amiga
5.ª edição das PR Talks
3.ª edição do PR Open Day (2020) e 6.ª edição das PR Talks

TEXTO: gentilmente cedido pela organização das PR Talks e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).
FOTOGRAFIA: gentilmente cedida pela organização das PR Talks.