Sintra continua a Crescer Saudável, com o PRLAB

Publicado: 19 junho 2020

Os estudantes do PRLAB continuam empenhados no desenvolvimento da estratégia de comunicação do projeto Sintra Cresce Saudável, que arrancou em 2018 e já foi internacionalmente reconhecido.

No âmbito da atividade extracurricular PRLAB, um grupo de alunos da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) voltou a integrar o projeto Sintra Cresce Saudável, no ano letivo 2019/2020. A iniciativa tem como principal objetivo fomentar escolhas de alimentação saudável, de atividade física e de sustentabilidade alimentar e ambiental junto de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município de Sintra. É de salientar que o projeto foi reconhecido internacionalmente nos EU Health Award 2019, um concurso promovido pela Comissão Europeia, com o intuito de destacar cidades e escolas que têm um impacto positivo junto das suas comunidades, através da promoção de estilos de vida saudáveis em crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos.

A equipa de escsianos do projeto Sintra Cresce Saudável, no Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com dois elementos da equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Fotografia gentilmente cedida por Ana Margarida Santos
A iniciativa Sintra Cresce Saudável foi distinguida, em Bruxelas, com o segundo lugar dos EU Health Awards 2019.
Fotografia gentilmente cedida pela Equipa de Comunicação do Sintra Cresce Saudável

A iniciativa Sintra Cresce Saudável, promovida pela Câmara Municipal de Sintra e cofinanciado pela Academias Gulbenkian do Conhecimento, tem como parceiros a ESCS, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), o Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, a Faculdade de Motricidade Humana e a Faculdade de Medicina de Lisboa.

Trabalho contínuo

No ano letivo 2019/2020, as estudantes do 2.º ano de RPCE Ana Sofia Jesus, Beatriz Couto e Beatriz Querido juntaram-se aos colegas Ana Margarida Santos, Ana Margarida Sousa, Daniela Silva e João Carvalho, do 3º ano, que já estavam envolvidos no projeto, no ano letivo 2018/2019, para darem continuidade ao trabalho desenvolvido até então. Após concluir a proposta para o website Sintra Cresce Saudável, a equipa está, agora, a planear a implementação de novas ações, como a criação de uma página de Facebook, e o respetivo plano de conteúdos, e a reformulação da newsletter já existente.
Apesar do contexto atualmente vivido, decorrente da pandemia SARS-Cov2, o grupo demonstra-se motivado, procurando soluções para as várias ações de comunicação implementadas.

Maquete do novo website Sintra Cresce Saudável.
Imagem gentilmente cedida pela Equipa de Comunicação do Sintra Cresce Saudável

O feedback dos escsianos

As estudantes que ingressaram na equipa, neste ano letivo, deixam o seu testemunho, salientando a aproximação ao mercado de trabalho que o PRLAB lhes proporcionou. Ana Sofia Jesus sente-se “um passo à frente na comunicação” e vê, no projeto, aquilo de que precisava para “enriquecer e colocar em prática” o seu conhecimento nesta área. Por seu lado, Beatriz Couto encara o Sintra Cresce Saudável com “motivação e orgulho”, pois, ao lidar com um cliente real, percebe o contributo do seu trabalho para o “crescimento pessoal e profissional”. Por último, Beatriz Querido destaca o “quão enriquecedora está a ser esta experiência”, que a ajuda a “desenvolver skills complementares ao curso”.
O grupo envolvido nesta terceira fase do projeto reconhece, assim, o contributo mútuo entre a equipa e o cliente, uma questão fundamental numa iniciativa como esta.

Da esq. para a dir.:, Ana Margarida Santos (ESCS), Patrícia Régio (Faculdade de Medicina de Lisboa), Raquel Ferreira (Câmara Municipal de Sintra), Telma Nogueira (Faculdade de Medicina de Lisboa), Beatriz Couto (ESCS) e a Prof.ª Doutora Ana Raposo (Coordenadora da Licenciatura em RPCE), junto à Câmara Municipal de Sintra.
Fotografia gentilmente cedida por Ana Margarida Santos