Passar para o conteúdo principal
Submetido por javaliadmin a 5 June 2020

Devido ao contexto de pandemia da COVID-19, a 3.ª edição do PR Open Day realizou-se, este ano, através da plataforma online Zoom.

A coordenação do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) e a secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO), com o apoio de um grupo de estudantes do PRLAB, organizaram, pelo terceiro ano consecutivo, o PR Open Day. A iniciativa apresentou-se, este ano, com um novo formato, adaptado aos constrangimentos impostos pela COVID-19. Ao longo de quatro dias de conversa e de partilha de conhecimento, o evento contou com um total de mais de 400 participantes, entre os quais docentes, alunos e ex-alunos, candidatos ao Ensino Superior e interessados na área das Relações Públicas (RP).

O PR Open Day foi composto por quatro Mini Talks, nas quais foram apresentados e discutidos diversos temas relevantes no âmbito das Relações Públicas, pela 6.ª edição das PR Talks e pelo Open Day Online do curso de RPCE.

Mini Talks

O pontapé de saída foi dado no dia 24 de abril de 2020, com duas Mini Talks. A primeira, “Candidatura de Sucesso: as 5 premissas-chave”, foi conduzida por dois profissionais da Nestlé Portugal: o antigo estudante de RPCE Caio Maciel, especialista em Human Resources Communication, e Vera Gaspar, Talent Acquisition Senior. Nesta sessão, os participantes tiveram a oportunidade de aprender a construir um currículo e preparar uma candidatura de emprego. De seguida, César Neto, Marketing Coordinator na FANUC Iberia e investigador na área da Comunicação no Desporto, debruçou-se sobre o tema “Comunicação em contexto desportivo: diferentes perspetivas & realidades”. O antigo estudante de RPCE, que também já foi docente da Escola, partilhou com os participantes relatos da sua experiência em equipas de comunicação de clubes desportivos e falou sobre as principais dúvidas e desafios na área da Comunicação no Desporto.

No dia 15 de maio de 2020, realizaram-se mais duas Mini Talks. Na primeira, Tânia Tadeu, Diretora da consultora de comunicação TAYLOR e coordenadora dos escritórios do YoungNetwork Group na Colômbia, respondeu à pergunta “Quais os desafios de um consultor de RP”. A antiga estudante de RPCE abordou algumas questões sobre a gestão de clientes, de equipas, o alcance de resultados e a importância da capacidade de adaptação. “Social People Digital Influencing” foi o tema da última Mini Talk, na qual a antiga estudante de RPCE Patrícia Afonso, Social People Director na LPM, falou sobre a relevância dos influenciadores digitais no panorama atual e da metodologia de seleção dos mesmos. No final, esta sessão contou com uma pequena surpresa. A influenciadora Helena Coelho, que ocupa o 2.º lugar no top 5 do ranking “Interactions in COVID-19 ERA”, da Brinfer, juntou-se à conversa, falando sobre a sua experiência pessoal e respondendo a algumas questões dos participantes.

PR Talks

A 6.ª edição das PR Talks teve lugar no dia 8 de maio de 2020 e abordou o tema “International Public Relations”. A Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes moderou a conversa entre três antigos estudantes de RPCE que construíram uma carreira internacional e se juntaram à sessão Zoom a partir de diversas partes do mundo. Carolina Freitas Lopes (Sócia-Fundadora da Authentic, em Luanda), Diogo Bernardo (Senior Social Strategist & Media Planner, na Create Media Group, no Dubai) e João Duarte (Deputy Director na Enel Foundation, em Roma)  partilharam com a audiência a sua experiência além-fronteiras, a nível pessoal e profissional, discutindo o papel das RP a uma escala global, tendo, também, em conta o contexto de pandemia e os desafios que dela advêm. Devido à diferença de idades, cada convidado representou “um momento diferente na vida da Escola”, tal como referiu a moderadora. Porém, os três foram unânimes no que diz respeito às mais-valias da formação na ESCS, devido ao ensino orientado para uma perspetiva internacional.

ESCS Open Day de RPCE

A Escola, em colaboração com as coordenações dos cursos de licenciatura, organizou o ESCS Open Days Online, uma iniciativa que visou dar conhecer a oferta formativa e esclarecer as dúvidas dos candidatos ao Ensino Superior. O “dia aberto” de RPCE foi incluído na iniciativa PR Open Day e aconteceu no dia 29 de maio de 2020.

A Prof.ª Ana Raposo, coordenadora da licenciatura em RPCE, com o apoio da subcoordenadora, Prof.ª Paula Nobre, abriu a sessão, apresentando, em detalhe, a Escola e o curso. De seguida, a antiga estudante Daniela Sousa, Junior Account na agência de comunicação BCW, falou sobre o seu percurso académico e profissional, desde o primeiro contacto que teve com a ESCS, na Futurália, até à entrada no mercado de trabalho, concretizada através da iniciativa "RP à primeira vista", um evento que juntou alunos e empresas, organizado no âmbito da 2.ª edição do PR Open Day. Durante a sua intervenção, a escsiana destacou o acompanhamento dos docentes, falou sobre as mais-valias do ensino teórico-prático e a sua participação nas atividades extracurriculares. No final, os 44 participantes aderiram, com interesse, ao momento de Perguntas & Respostas.