Publicado: 08.06.2018

O curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e a secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional promoveram a primeira edição do PR Open Day.

No passado dia 18 de maio, a ESCS acolheu a primeira edição do PR Open Day, uma iniciativa organizada pela coordenação do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) e pela secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO), com o apoio de um grupo de alunas, no âmbito da atividade extracurricular PRLAB. O evento contou com a participação de docentes, de alunos e antigos alunos de RPCE, de alunos de outras instituições de Ensino Superior, e de alunos do Ensino Secundário.

Os participantes do PR Open Day tiveram a oportunidade de assistir a quatro workshops dedicados a temas relevantes na área das Relações Públicas (RP), a saber: “Como preparar uma candidatura de emprego com êxito”; “Das métricas à estratégia – Ferramentas de apoio à comunicação digital”; “Media Relations – O papel do profissional de RP na comunicação eficaz com jornalistas”; e “Como fazer uma apresentação de sucesso”. Os workshops foram dinamizados por equipas constituídas por um docente da secção de RPCO, por um estudante do 3.º ano de RPCE e por um antigo aluno do curso que, atualmente, trabalha na área das RP.

Houve, ainda, lugar para uma sessão de apresentação da licenciatura em RPCE, dirigida a possíveis candidatos, conduzida pela coordenação do curso, e que contou com o apoio de uma estudante finalista. A Prof.ª Doutora Ana Raposo, coordenadora do curso, salientou a “diversidade de participantes como [factor] importante para o estabelecimento de sinergias entre docentes, alunos e futuros candidatos”.

PR Talks: 2.ª edição

A iniciativa integrou, também, a segunda edição das PR Talks, subordinada ao tema “Um dia na vida de um profissional de RP”, em que profissionais de Relações Públicas deram a conhecer os desafios de trabalhar em contexto in-house, de consultoria ou como freelancers.

A conversa, moderada pela docente Ana Raposo, reuniu três antigos alunos de RPCE – Hugo Casaca (HP – Hewlett Packard Enterprise), Maria Saldanha Daun (PR Manager Freelancer) e Cláudia Monchique (LPM Comunicação) –, que partilharam com a audiência como é o seu dia-a-dia enquanto profissionais de Comunicação.

TEXTO: gentilmente cedido pela organização do PR Open Day e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).

FOTOGRAFIA: gentilmente cedidas pela organização do PR Open Day.