PR Open Day

A Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) e a secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO) convidam alunos, antigos alunos e todos os interessados na área das Relações Públicas a participar na 1.ª edição do PR Open Day:

PR Open Day
Data: 18 de maio
Hora: 13h30 às 19h


Inscrições

A participação é gratuita, mas limitada a 25 pessoas por workshop.

Os interessados deverão inscrever-se, aqui, até ao dia 9 de maio.


PROGRAMA

O programa do PR Open Day inclui um conjunto de workshops sobre temas relevantes na área das Relações Públicas, que serão dinamizados por equipas constituídas por um docente, um antigo aluno e um estudante da ESCS, e, ainda, a 2.ª edição das PR Talks subordinadas ao tema “Um dia na vida de um profissional de RP”, onde profissionais de Relações Públicas irão dar a conhecer os desafios de trabalhar em contexto in-house, de consultoria ou como freelancers.

13h30 — Acolhimento dos participantes

14hWorkshops A

• A1: Como preparar uma candidatura de emprego com êxito (sala 2P5)
• A2: Das métricas à estratégia – Ferramentas de apoio à comunicação digital (sala 2P3)
• A3: Media Relations – O papel do profissional de RP na comunicação eficaz com jornalistas (sala 2P8)

15h30Workshops B

• B1: Quero saber mais sobre a Licenciatura em RPCE (sala 2P8)
• B2: Como fazer uma apresentação de sucesso (sala 2P9)
• B3: Como preparar uma candidatura de emprego com êxito (sala 2P5)

17h — Pausa (sala 2P7)

17h30PR Talks (2.ª edição): “Um dia na vida de um profissional de Relações Públicas” (sala 2P9)

Cláudia Monchique (LPM Comunicação)
Hugo Casaca (HP – Hewlett Packard Enterprise)
Maria Saldanha Daun (PR Manager Freelancer)


Descrição dos Workshops:

Workshop A1/B3: Como preparar uma candidatura de emprego com êxito

O objetivo deste workshop é apresentar diferentes técnicas que apoiem na preparação de uma candidatura de emprego de sucesso. Neste sentido, irá centrar-se em três grandes áreas, nomeadamente, na elaboração de CV’s eficientes, estruturados e inovadores; no fornecimento de ferramentas que auxiliem na redação de cartas de apresentação adequadas às diferentes tipologias de empresa e fases da carreira profissional; e, por fim, na exemplificação das melhoras práticas utilizadas na construção e dinamização de páginas de LinkedIn pessoais.

Equipa:
Docente: Joana Costa (ESCS, BNP Paribas Cardif)
Antiga Aluna: Inês Veiga (BNP Paribas Cardif)
Aluna: Sofia Melo Mendes (3.º ano de RPCE)

Workshop A2: Das métricas à estratégia – Ferramentas de apoio à comunicação digital

Neste workshop, olharemos para diferentes métricas e ferramentas de análise de apoio à comunicação no digital e olharemos para casos práticos de estratégias bem sucedidas na web e nas redes sociais.

Equipa:
Docente: Rita Dantas (ESCS, Escola Alemã)
Antigo Aluno: João Parra (The Hotel)
Aluna: Rita Soares (3.º ano de RPCE)

Workshop A3: Media Relations – O papel do profissional de RP na comunicação eficaz com jornalistas

Os meios de comunicação social continuam a assumir nos dias de hoje um papel preponderante, pela sua capacidade de chegar a grandes audiências. As relações com os jornalistas são também uma das principais áreas de atuação de um profissional de Relações Públicas.
Com este workshop pretende-se não só dar a conhecer as especificidades do contexto mediático português, como dar a conhecer as principais táticas de comunicação com os media.
Pretende-se, ainda, fomentar a discussão crítica sobre o relacionamento entre jornalistas, fontes de informação e profissionais de RP. No final, será colocado em prática os ensinamentos com a simulação de duas entrevistas.

Equipa:
Docente: Andreia Garcia (ESCS, Miligrama Comunicação)
Antiga Aluna: Lúcia Amaral (Consultora de Comunicação, na Young Network Group)
Aluna: Rita Lopes (3.º ano de RPCE, Consultora de Comunicação, na Miligrama Comunicação)

Apresentação B1: Quero saber mais sobre a Licenciatura RPCE

Nesta apresentação, iremos dar a conhecer a licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, nomeadamente os seus objetivos, plano de estudos e saídas profissionais, bem como esclarecer questões de possíveis interessados no mesmo.

Equipa:
Docente: Ana Raposo (ESCS)
Docente: Paula Nobre (ESCS)
Aluna: Daniela Abreu (3.º ano de RPCE)

Workshop B2: Como fazer uma apresentação de sucesso

Partindo da premissa de que, hoje em dia, qualquer estudante ou profissional de comunicação necessita de saber como comunicar oralmente com o seu público, é objetivo deste workshop dotar os participantes de insights relevantes sobre como fazer apresentações de sucesso. De forma interativa, será dada atenção a como ter estratégias para cativar uma audiência, a como construir um bom suporte de apresentação, e a questões argumentativas e persuasivas para passar uma mensagem clara e coerente.

Equipa:
Docente: João Simão (ESCS)
Antiga Aluna: Carolina Semedo (Consultora, na Hill & Knowlton Strategies)
Aluno: João Caldeira (3.º ano de RPCE)


Enquadramento:

Cabe ao Ensino Superior e, provavelmente de uma maneira ainda mais especial, ao Ensino Superior Público, inscrever-se como um ator mais ativo no seio das suas comunidades, cumprindo para além dos seus objetivos por excelência de procura e promoção do saber e de reflexão crítica sobre a nossa contemporaneidade, objetivos de desenvolvimento sustentável, sejam eles na área ambiental ou social.

É neste contexto de diálogo com os seus pares que o curso de licenciatura em RPCE promove a 1.ª edição do PR Open Day. Pretende-se trazer à Escola outras comunidades que, diríamos e usando uma metáfora geográfica, se situam a montante e a jusante desta: as escolas do Ensino Secundário e os profissionais de Comunicação.

Porque sempre nos reconhecemos. enquanto profissionais de Comunicação e enquanto profissionais de RP, como construtores de pontes – também aqui as pontes estão bem evidenciadas no papel-chave dos nossos alunos e dos nossos alumni. Aos primeiros, pedimos-lhes que trouxessem as suas escolas secundárias; aos segundos, a sua experiência profissional. Aos nossos estudantes e aos nossos professores, lançámos um desafio: que conjuntamente, em duplas ou triplas, construíssem e desenvolvessem um conjunto de workshops simultaneamente representativos das nossas identidades profissionais como úteis para os mais jovens.


Organização:
• Coordenação de Licenciatura em RPCE
• Secção de RPCO