Publicado: 24.03.2017

As Bright Talks, da Bright Lisbon Agency, trouxeram à ESCS os mais variados profissionais da Comunicação, para um dia recheado de partilhas de conhecimento.

As Bright Talks foram uma iniciativa organizada pela Bright Lisbon Agency (BLA), com o intuito de proporcionar à comunidade escsiana um pouco da experiência que os membros desta júnior empresa têm tido desde a sua fundação: uma partilha de conhecimentos e um maior contacto com o que os espera no mercado de trabalho. Para tal, no passado dia 21 de março, o Auditório Vítor Macieira acolheu antigos júnior empresários, recrutadores, empreendedores e os mais variados profissionais da Comunicação, que partilharam pontos de vista e dicas importantes com os alunos sobre diversos temas, como o processo criativo, o desenvolvimento de uma startup ou o que um recrutador procura num recém-licenciado.

Partilha de experiências

O evento começou com uma talk acerca do mundo das júnior empresas e contou com o contributo de três ex-júnior empresários: Bernardo Rodrigues (LisbonPH), Diogo Parreira (Jade Portugal) e André Albuquerque, membro fundador e o primeiro Presidente da BLA. De seguida, João Ribeiro (Uniplaces) partilhou a sua perspetiva de trabalho numa startup e, depois, Mário Tarouca (Unono) falou sobre como é ser um jovem empreendedor.

Após o almoço, César Sousa (FunnyHow?) e Rui Malvarez, ex-aluno, antigo docente da ESCS e sócio-fundador da Fim, falaram sobre o processo criativo de projetos que realizaram. A Battle Royal que se seguiu contou com o contributo de Maria Miguel Calado (Observador), Élia Teixeira (ATREVIA), Marta Sousa Monteiro (StartUp) e Mário Silva (APCOI), que, repetivamente, debateram os aspetos positivos e negativos do trabalho em empresas, agências, startups e organizações não governamentais. Antes do coffee break, Margarida Calado (IKEA) partilhou, ainda, as características que um recrutador procura num candidato.

O evento terminou com duas talks. Na primeira, a Prof.ª Alexandra David, Diogo Faro, Élio Santos, o Prof. Rui Barreira Miguel e Carlos Cravo debateram experiências que tiveram com clientes. Para terminar, os ex-alunos Ruben Martins, Raquel Soares, Gonçalo Martinho, Inês Veiga, Gonçalo Amorim e Hugo Marques aconselharam os seus conterrâneos sobre a vida “depois da ESCS”.

Um ano de ideias brilhantes

A Bright Lisbon Agency completou, no dia 25 de fevereiro, um ano de existência. Maria Inês Coimbra, vice-presidente da BLA, refere que júnior empresa escsiana entrou “com o pé direito no mundo dos júnior empresários”, já tendo tido a oportunidade de realizar trabalhos em diversas áreas, para pequenas e grandes empresas. Até ao momento, destacam o vídeo realizado para a La Roche-Posay, em parceria com a júnior empresa LisbonPH, para o Dia Europeu do Melanoma, não apenas por se tratar de uma grande marca, mas porque foi uma das primeiras propostas que chegaram à BLA, logo no primeiro mês de atividade. Também a parceria com a Mr. Pizza, aquando do evento de lançamento da júnior empresa da ESCS, abriu portas para outros trabalhos, como o vídeo promocional. Ao serem divulgados nas redes sociais das marcas, estes projetos contribuíram, também, para a divulgação da BLA.

A proposta para o vídeo #SaveYourSkin surgiu no primeiro mês de atividade da BLA. Maria Inês destaca que, “passado um ano, a Bright cresceu em número de pessoas e em qualidade”. É objetivo dos alunos continuarem a contribuir para a formação dos membros, através de parcerias estabelecidas e organização de workshops. A vice-presidente sublinha, também, que seria um motivo de grande orgulho se, a longo prazo, a júnior empresa fosse uma das razões pelas quais os estudantes querem ingressar na Escola. “Significa que estamos a fazer um bom trabalho e que esse trabalho é reconhecido. Por outro lado, também significa que o mercado poderá estar mais atento aos alunos da ESCS, o que tanto é benéfico para os nossos membros como para a restante comunidade escsiana”, conclui.

*Fotografia gentilmente cedida pela equipa do número f.